Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sábado, 22 de dezembro de 2018

sketchbook therapy




Já fui mostrando por cá alguns desenhos deste caderno, por isso restam poucas novidades. Sem tempo para desenhar, faz-se o que se pode. Mesmo assim gostaria de ler as vossas críticas. https://sketchbooktherapy.wordpress.com/2018/11/10/studio-blanco/
Desejo de boas festas para todos.
Marco

GIRALDO (2)


sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Escondido

Situado ao nível do chão, dentro de um nicho, quase não se dá por ele. No Museu do Azulejo, Lisboa.
Já agora Feliz Natal (e um bom Inverno)!

SKETCHING COM HISTÓRIA


Ainda desenhos da minha residencia em Ponte de Lima.

A todos um Bom Natal!


Na quadra de Natal, gosto muito de ouvir os cânticos dos coros nas igrejas. Umas com melhor acústicas que outras, mas é sempre um momento de satisfação e tranquilidade ao som de belas vozes. Adoro desenhar estes momentos. E ao desenhar, parece que os meus sentidos ficam mais apurados e absorvo os sons com mais claridade. A todos um Bom Natal com a família e amigos. São esses os momentos que mais contam.

Boas Festas!

Com este postal Natalício, das nossas crianças a "montar" a Árvore de Natal (afinal o Natal é especialmente para elas), venho desejar a todos os USkP e suas famílias um Feliz Natal e um excelente Ano Novo (com muitos desenhos, claro :-))



quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Monte da Ravasqueira

Évora

10x10 com Pedro Loureiro

Respondendo aos desafios do Pedro
1- desenhar silhuetas com contorno "quase" cego


2- Pessoas com linha (sintética) e mancha. Neste entrámos todos em duelos e desenhamo-nos desenhando-nos.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Rossio de Palma

Largo do Rossio de Palma em Lisboa numa tarde de sol de inverno...



Lisboa.

O que se vê das janelas da Estação de Santa Apolónia.

Foods, Drinks and tobacco. Tudo very typical.


Av. da Liberdade, perto do Marquês de Pombal.


É um Ganesh, faço sempre um na primeira folha de um novo caderno. Serve também para experimentar o papel, neste caso, folhas soltas millford 140gramas, que cortei à medida que quis e dobrei em fascículos sem os cozer, que poderei encadernar mais tarde, mas que agora posso levar até no meio de uma revista.