Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Lisboa : Jardim da Graça

Pessoas e diversos pombos no jardim da Graça : marcador Sakura Pigma Micron 03.
Pombo morto : caneta de feltro.

Verde no céu


Não é a 1ª vez que tento retratar um rasgo de amarelo no céu nublado, mas também ainda não foi desta que fiquei contente com o resultado. É difícil usar cores fortes e impedir que surja o verde no papel devido à sobreposição entre o azul e o amarelo.
Tenho a certeza que há um equilíbrio entre quantidade de pigmento e água que permita retratar este fenómeno, só que ainda não o encontrei.

domingo, 22 de dezembro de 2013

Ainda o Conservatório...


Esta harpa foi o meu primeiro desenho no Conservatório e tinha ficado esquecida, pois foi a última página do meu "bloco de bolso":


 
 



Para todos os amigos. 

 Junto um dos mais belos poemas de Natal que conheço e que, num momento de crise como a actual, penso ser ainda mais pertinente.

Natal, e não Dezembro

Entremos, apressados, friorentos,
numa gruta, no bojo de um navio,
num presépio, num prédio, num presídio
no prédio que amanhã for demolido...
Entremos, inseguros, mas entremos.
Entremos e depressa, em qualquer sítio,
porque esta noite chama-se Dezembro,
porque sofremos, porque temos frio.

Entremos, dois a dois: somos duzentos,
duzentos mil, doze milhões de nada.
Procuremos o rastro de uma casa,
a cave, a gruta, o sulco de uma nave...
Entremos, despojados, mas entremos.
De mãos dadas talvez o fogo nasça,
talvez seja Natal e não Dezembro,
talvez universal a consoada.
 
 
David Mourão-Ferreira
 
 

sábado, 21 de dezembro de 2013

Arvore no quintal

Hoje desenhei ,novamente a arvore da João do Rio (rotring ArtPen,EF),já sem folhas...
A arvore foi podada e espero que, no novo ano, possa desenhar as flores e os frutos...

Lisboa

 
 

Ontem de manhã com frio mas com aquela luz que Lisboa tem quando o sol sorri para nós.

Jamming


Uma das vantagens de se trabalhar num restaurante familiar é ter acesso ao making of de muitas iguarias especiais. O restaurante fecha ao fim-de-semana e, neste fim-de-semana em particular particular no verão, usámos as instalações para fabricar pickles caseiros. Uma das desvantagens de assistir a todo este processo é que há sempre trabalho para mais um par de mãos. Nestas circunstâncias, um par de mãos a desenhar é um par de mãos inútil. Mesmo assim, roubei o tempo necessário para alguns desenhos rápidos.


A receita:
- Atafulhar dezenas de frascos com endro, dentes de alho descascados, folhas de louro, pimentões, rabanete, sementes de mostarda, grãos de pimenta preta;
- Enfiar os pepinos bem lavados nos frascos, o mais apertados possível;
- Encher o resto dos frascos com caldo de vinagre fervido com sal.