Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Boas Festas

 
 
 
 
 
 

Arqueologia na Baixa Lisboeta

No trajecto que faço todos os dias para o trabalho, tenho assistido a obras na rua da vitória, na Baixa de Lisboa. Vou espreitando todos os dias para ver o que se descobre por debaixo da rua. Esta semana puseram a descoberto um belo pedaço da antiga calçada e arruamento pré-terramoto de 1755. É fascinante observar os degraus da porta e o pavimento avermelhado do interior de uma casa.


Fiz um desenho e acabou por ser um desafio para mim, todo o emaranhado de material, a definição do pavimento, mas soube-me bem o momento. A certa altura tornei o desenho mais livre e incluí o pavimento da rua que só se vê um pouco mais ao lado.

Tirei umas fotos onde se vê a arqueóloga a acompanhar e a coordenar o trabalho. Como provavelmente terá de ser destruído para fazer a estrutura para saneamento e cabos, fica a oportunidade para conhecer o passado e verificar como os arruamentos eram bem diferentes da estrutura rectilínea pombalina. Quem puder passar por lá e dar uma olhadela, recomendo.


Este pedaço de história está na esquina entre a rua da vitória e a rua Augusta.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Encontro de Constância
Só agora publico as fotos do encontro de Constância que ainda não tinha tido oportunidade de partilhar. Recordo o dia bem passado  não só fazendo sketches, mas também o convívio com os outros elementos do grupo no almoço de confraternização e visita ao Centro Ciência Viva de Constância.
Usei tinta da china com cana de bambú e aguarela. 






Encontro Bairro Alto 16 de Dezembro 2012 : Travessa da Boa-Hora



Desenho feito no local com o diário na vertical, utilizei a caneta pincel azul céu na construção do desenho. Posteriormente foi pintado a aguarela e caneta branca.
 

Outro Príncipe Real

Faz agora ano e meio que aprendi uma grande lição com a Senhora Melanie Reim num workshop por ela orientado durante o Urban Sketchers Symposium em Lisboa. As palavras dela ficaram escritas no meu caderno " don't give up too soon". Desde aí uma das actividades que me dá mais gozo é "salvar desenhos" que pareciam "falhados" e condenados à partida.
Tal como a Paula Cabral também tentei apanhar a banda que surgiu no final do encontro do Bairro Alto, no entanto a coisa não saiu lá grande coisa. Mas foi com grande satisfação que o salvei...

499 anos Bairro Alto - 33.º Encontro de Diários Gráficos


 “Lisboa pela tarde tem este gosto / a delírio manso…”




Encontro Urban Sketchers - 499 Anos do Bairro Alto, a 16 de Dezembro de 2012, Rua das Gáveas e do Norte


“Pouso a chávena no parapeito (...)
Na cozinha, o pequeno rádio, os frascos / com doce e os olhos com que vens / brincando em tons de mel”
~ Diogo Vaz Pinto


quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Bairro Alto


Príncipe Real

Vale a pena partilhar este momento extraordinário no final do encontro do Bairro Alto. Estava eu a desenhar a ceramista Alice Diniz e as suas peças quando tudo isto aconteceu. Como é óbvio tive que mudar rapidamente de foco e registar em alguns segundos este momento único! Fica aqui toda a emoção captada pela câmara da ceramista.
Aproveito para desejar um bom Natal a todos!

BAIRRO ALTO

ALTO DO LONGO

Bairro Alto