Menu superior
- Início
- Sobre os USkP
- Junta-te aos USkP
- Agenda dos Sketchers
- Iniciativas
- Sketchers no mundo
- Contactos
Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.
John Ruskin, intelectual inglês do século XIX
Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.
Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio
sexta-feira, 21 de dezembro de 2012
Arqueologia na Baixa Lisboeta
No trajecto que faço todos os dias para o trabalho, tenho assistido a obras na rua da vitória, na Baixa de Lisboa. Vou espreitando todos os dias para ver o que se descobre por debaixo da rua. Esta semana puseram a descoberto um belo pedaço da antiga calçada e arruamento pré-terramoto de 1755. É fascinante observar os degraus da porta e o pavimento avermelhado do interior de uma casa.
Fiz um desenho e acabou por ser um desafio para mim, todo o emaranhado de material, a definição do pavimento, mas soube-me bem o momento. A certa altura tornei o desenho mais livre e incluí o pavimento da rua que só se vê um pouco mais ao lado.
Tirei umas fotos onde se vê a arqueóloga a acompanhar e a coordenar o trabalho. Como provavelmente terá de ser destruído para fazer a estrutura para saneamento e cabos, fica a oportunidade para conhecer o passado e verificar como os arruamentos eram bem diferentes da estrutura rectilínea pombalina. Quem puder passar por lá e dar uma olhadela, recomendo.
quinta-feira, 20 de dezembro de 2012
Encontro de Constância
Só agora publico as fotos do encontro de Constância que ainda não tinha tido oportunidade de partilhar. Recordo o dia bem passado não só fazendo sketches, mas também o convívio com os outros elementos do grupo no almoço de confraternização e visita ao Centro Ciência Viva de Constância.
Usei tinta da china com cana de bambú e aguarela.
Outro Príncipe Real
Faz agora ano e meio que aprendi uma grande lição com a Senhora Melanie Reim
num workshop por ela orientado durante o Urban Sketchers Symposium em
Lisboa. As palavras dela ficaram escritas no meu caderno " don't give up
too soon". Desde aí uma das actividades que me dá mais gozo é "salvar
desenhos" que pareciam "falhados" e condenados à partida.
Tal como a Paula Cabral também tentei apanhar a banda que surgiu no final do encontro do Bairro Alto, no entanto a coisa não saiu lá grande coisa. Mas foi com grande satisfação que o salvei...
Tal como a Paula Cabral também tentei apanhar a banda que surgiu no final do encontro do Bairro Alto, no entanto a coisa não saiu lá grande coisa. Mas foi com grande satisfação que o salvei...
499 anos Bairro Alto - 33.º Encontro de Diários Gráficos
“Lisboa pela tarde tem este gosto / a delírio manso…”
Encontro Urban Sketchers - 499 Anos do Bairro Alto, a 16 de Dezembro de 2012, Rua das Gáveas e do Norte
“Pouso a chávena no parapeito (...)
Na cozinha, o pequeno rádio, os frascos / com doce e os olhos com que vens / brincando em tons de mel”
“Pouso a chávena no parapeito (...)
Na cozinha, o pequeno rádio, os frascos / com doce e os olhos com que vens / brincando em tons de mel”
~ Diogo Vaz Pinto
quarta-feira, 19 de dezembro de 2012
Príncipe Real
Aproveito para desejar um bom Natal a todos!
Subscrever:
Mensagens (Atom)






.jpg)




