Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

horizonte próximo

Ponte Vasco da Gama. Horizonte próximo e indefinido. Barra de grafite e tinta da china.


 
 
 


Ainda no Monte da Guia mas do lado contrário, face ao mar, a caldeira do inferno, praticamente só acessível por mar. Um local de silêncio e de uma beleza rara tocando o sublime.

Vintage no Diário Gráfico


No workshop Vintage no Diário Gráfico um dos desafios foi desenhar um carro Lapin Style. Sentado a 50 cm do carro, a 3/4 e começando pelo pormenor mais próximo directamente com a caneta.
Sem muita experiência no desenho de carros fiquei agradavelmente surpreendido com o resultado da aplicação deste método. Foi o Lapin Style a funcionar ...

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Tavira

R da Galeria

A23_A1_castelo branco_lisboa


Dois desenhos realizados durante o trajecto Castelo Branco_Lisboa (desta vez, o Vítor conduziu e eu desenhei). O último foi feito num momento de preguiça e zapping, ainda em Castelo Branco.

À nora

Andava eu à nora quando subitamente encontrei uma, antiga, às Portas de Aviz, em Évora.

Algumas caras


Já o disse antes e volto a dizer. Este deverá ser dos sítios onde preciso de mais trabalho. Não somente as caras, mas todo o corpo. As mãos, a posição, etc..

Para isso é preciso treinar.
Deixo aqui alguns desses treinos. Não vale dizer que o primeiro parece um lobisomem. :P
Filipe no trabalho
Pessoas aleatórias durante a hora de almoço


DUELOS NO CARAMULO

Duelos depois do jantar, durante o workshop "Vintage no diário gráfico", no Museu do Caramulo. A Ketta desenha o Gerard Michel, que desenha a Ketta, o Mário Linhares que desenha o Gerard Michel.
E claro, não resisti...
(desculpa Ketta, por não apareceres no caderno)


segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Tavira

Ponte ferroviária

Pessoas

Tive um professor de Cenografia e Figurinos (obrigado Moura Pinheiro) que nos dizia: “Procuram inspiração? Sentem-se numa mesa do Via Catarina [Porto], ao domingo à tarde, e observem as personagens que passam…”. De facto, os domingos à tarde são muito ricos em situações… diferentes. Este registo foi feito enquanto estava sentado na esplanada do Conchinha à beira-mar. Ofir, Portugal, 07.10.2012