Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 4 de julho de 2022

Castelo de Vide: 1º dia

No passado dia 24 de junho rumámos até Castelo de Vide. Não tinha qualquer memória do lugar, para além da imagem qe fui criando ao longoo dos anos com as fotografias que fui vendo e sobretudo através dos desenhos do Luís Pedro Cruz que sigo religiosamente há algum tempo a esta parte.
Chegámos perto da hora do almoço e optámos por comer fora do centro histórico. Enquanto comiamos ia pensando no que ia encontrar. Fiz um primeiro desenho para registar o momento contemplatico, um momento ém que está tudo em aberto e sai a pergunta da ordem - O que vou encontrar?
A composição desta página dupla é completada já sentado na esplanada de um café muito simpático, junto à Praça D. Pedro V.


À tarde, tinhamos encontro marcado às 15h para iniciarmos um encontro informal. Conforme vamos deambulando pelas ruas vamos vendo uns "seres estranhos" com umas mochilas, uns bancos e uns cadernos. Uns reconheço, outros nem tanto. Enquanto não venciamos a timidez, decidimos sentarmo-nos neste belo jardim que faz fronteira entre o centro histórica e a zona nova da vila. Dediquei alguns minutos ao edifício dos correios.


Tal como previa, conforme vamos vencendo as barreiras, começamos a saudável cavaqueira, e lá fica o desenho para segundo plano. Entre várias conversas, vou captando alguns momentos e passo-os para o caderno. O resultado é péssimo, mas aqui fica para memória futura. 


No final do dia fomos recebido nos Paços do Concelho, onde nos esperava o anfitrião do evento - o Luís Pedro Cruz. Quanto aos desenhos não sei, mas quanto ao convívio, tenho a certeza de que não podia ter sido melhor. 

Palácio Marques da F ronteira

domingo, 3 de julho de 2022

Oficinas Singulares #25 | Susana Coelho


 À semelhança do desenhar com… esta sessão consiste numa conversa informal - em Livestream - sobre a prática do desenho.

Nesta 25ª sessão convidamos a Susana Coelho para nos falar da sua abordagem e a desafiar-nos a desenhar - no/ num local - de acordo com o seu modo de ver.

A conversa apresentada em direto no facebook e partilhada no instagram e no nosso canal de Youtube.

Ao finalizar a conversa a nossa convidado lança-nos um desafio que gostaríamos de ver resolvido por todos aqueles que gostam de desenhar em caderno e que se sintam estimulados por fazê-lo no local.

Blogue: http://avoodepassaro.blogspot.com

Facebook: https://www.facebook.com/susana.coelho.564

Instagram: @s.ncoelho

#susanacoelho

#USkPAzores

#USkPortugal

Urbansketchers on São Jorge

Last week Urban Sketcher Alexandra Baptista came to our little island to help us create a local group. We had a very nice evening in Museu Francisco de Lacerda with help of Catarina Dias. Here ia a sketch of two girls Iris Rodrigues and Cátia Silva drawing each other. It alway surprises me how much talent one finds if you just create the opportunities to manifest itself
On Thursday we did a session at the Cheese Factory /(Queijaria Canada) in Santo Amaro. Where a number of new Sketchers joined us. We got a tour around the factory by the manager and tasted some of the delicious cheese. A great place to do some sketching.
Next meeting of the Urban Sketchers is in Art Restaurant Manezinho on Sunday the 24th of July at 14h.




Pieter Adriaans

Encontro 39 - Oeste Sketchers - Salinas de Rio Maior

 Um dia de calor a desenhar no sal das Salinas de Rio Maior, durante o evento, "Há Festa na Aldeia", com inauguração da exposição ""desenhos e aguarelas do sal", registos do encontro Oeste Sketchers nas Salinas em 2019.





sexta-feira, 1 de julho de 2022

Castelo de Vide - Domingo

 

De manhã cedo, depois de uma volta sem destino pelas ruas e travessas de Castelo de Vide, optei pela sugestão do André e fui até ao Forte de São Roque.


Ao fim da manhã, parei no topo da torre de menagem e optei por um desenho da lateral do castelo.



Canchos em Póvoa e Meadas

 


Canchos parece ser o nome que atribuem no local aos afloramentos rochosos no meio da paisagem. Disse-me que já passou por isso, que se prestam lindamente no Verão a uma noite de contemplação das estrelas, sobre o quentinho das pedras ainda quentes do dia.

Castelo de Vide - Fonte da Vila

 


Fiquei absolutamente fascinado com esta fonte. Na sua inserção e contributo para a qualidade do espaço público.