Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 4 de abril de 2022

Desafio133 - Bolo de Cenoura e Nozes

No sábado fomos convidados para uma festa cujo tema era - Bolo de Cenoura e Nozes com cobertura e recheio de mascarpone e framboesas. Só de escrever isto já fiquei com água na boca! 

Não sei como mas sobrou "a fatia da vergonha" e ainda bem, porque apareceu no meu desenho e agora posso participar no desafio.



3 de Abril de 2022 - Inauguração da escultura de homenagem ao Eduardo Salavisa




Foi inaugurada no passado domingo, 3 de Abril, a escultura de homenagem ao Eduardo Salavisa no Jardim Marcelino Mesquita (conhecido como Jardim das Amoreiras junto ao Reservatório da Mãe d'Água no Rato, Lisboa).

Depois de vários meses à espera de luz verde, estiveram presentes o Sr. vereador Ângelo Pereira, seus assessores, membros da direcção dos USkP, familiares e muitos, muitos amigos desde a infância até ao universo sketcher.

Esta escultura é para ser usada: é um convite ao desenho do quotidiano.

Clara Marta e Fernando García Gruas, amigos e autores da escultura residentes em Espanha, não puderam estar presentes.

É vontade da direcção dos USkP marcar um encontro de desenho de modo que todos que não puderam estar presentes possam desfrutar desta homenagem.
Fiquem atentos. Assim que tivermos uma data avisaremos.


Deixamos aqui algumas das palavras que a Mariana, filha do Eduardo, nos enviou:

"Mais do que uma homenagem, olho para o Cadeirão como um convite ao desenho e uma declaração do propósito dos Urban.

Um “senta-te aqui” tão simples e quase óbvio para quem conhece toda a história que nos une, mas que continua a fazer sentido para quem chega agora. Aos Urban, a Lisboa, para ficar, de passagem ou em viagem.

E, neste Cadeirão cabem todos os verbos: observar, sentir, escutar, cheirar, viver e, já agora, desenhar. Neste Cadeirão cabe ainda cada um de vós e os que ainda virão. Cabe o Eduardo e quem mais quisermos. Cabe a Amizade, Partilha e todos os Encontros. Porque é tudo sobre isso.

Não haverá, seguramente, mensagem mais bonita em forma de Cadeirão e é por isso que não posso deixar de agradecer à Isa, pelo acompanhamento e paciência e à Clara por pôr as mãos na massa. E, claro, a todo o grupo que quis que acontecesse. Desde a ideia, num dia frio, até ao mês de Abril, o Cadeirão desafia-nos: traz esse amigo também
".

Obrigada por tudo, Eduardo!

Desenhos - parte 3

 





Encontro na Biblioteca Nacional - os urban sketchers

Aqui estão alguns dos urbansketchers que conheci este domingo! 
Foi muito giro e espero ver-vos outra vez em breve :)
Conseguem descobrir quem é quem? 








domingo, 3 de abril de 2022

PoSk #99

 Três meses depois do último desenho, lá voltei às lides. Muito perro e ainda sem chama, mas foi o que foi. 

A convite da Direção da Casa das Arte/Casa Allen, fomos desenhar o seu maravilhoso jardim, num dia solarengo a fazer jus à estação em que estamos.





Aniversário


 

Encontro na Feira Rural de Torres Vedras

 Registos do ultimo encontro Oeste Sketchers, na Feira Rural de Torres Vedras.





sexta-feira, 1 de abril de 2022

Desafio 133 - Desenhar doces e chocolates

 

Desafio 133 - Desenhar doces e chocolates

Participação até 25 de Abril.

Atenção às regras, nomeadamente ao uso da etiqueta: #desafio133 (sem espaço).

Lembramos que quem tiver mais comentários (não valem os repetidos, nem do próprio, nem de anónimos) será o vencedor, e o desenho terá o destaque no cabeçalho no próximo mês do blog e da próxima Agenda de Maio.

Participem!

Lagoa junto ao mar, em caminhada desde A Graña, na costa sudoeste da Galiza

Os próximos dias prometem um regresso às caminhadas, depois destes dias de chuva e ventosos. Quando penso em grandes caminhadas o meu pensamento regressa à Galiza, sonhando com uma peregrinação para conhecer alguns dos seus espaços naturais, adiada pelas circunstâncias dos últimos anos. Que este ano possamos libertar-nos para muitas boas caminhadas, de corpo e espírito presentes!