


Foi inaugurada no passado domingo, 3 de Abril, a escultura de homenagem ao Eduardo Salavisa no Jardim Marcelino Mesquita (conhecido como Jardim das Amoreiras junto ao Reservatório da Mãe d'Água no Rato, Lisboa).
Depois de vários meses à espera de luz verde, estiveram presentes o Sr. vereador Ângelo Pereira, seus assessores, membros da direcção dos USkP, familiares e muitos, muitos amigos desde a infância até ao universo sketcher.
Esta escultura é para ser usada: é um convite ao desenho do quotidiano.
Clara Marta e Fernando García Gruas, amigos e autores da escultura residentes em Espanha, não puderam estar presentes.
É vontade da direcção dos USkP marcar um encontro de desenho de modo que todos que não puderam estar presentes possam desfrutar desta homenagem.
Fiquem atentos. Assim que tivermos uma data avisaremos.
Deixamos aqui algumas das palavras que a Mariana, filha do Eduardo, nos enviou:
"Mais do que uma homenagem, olho para o Cadeirão como um convite ao desenho e uma declaração do propósito dos Urban.
Um “senta-te aqui” tão simples e quase óbvio para quem conhece toda a história que nos une, mas que continua a fazer sentido para quem chega agora. Aos Urban, a Lisboa, para ficar, de passagem ou em viagem.
E, neste Cadeirão cabem todos os verbos: observar, sentir, escutar, cheirar, viver e, já agora, desenhar. Neste Cadeirão cabe ainda cada um de vós e os que ainda virão. Cabe o Eduardo e quem mais quisermos. Cabe a Amizade, Partilha e todos os Encontros. Porque é tudo sobre isso.
Não haverá, seguramente, mensagem mais bonita em forma de Cadeirão e é por isso que não posso deixar de agradecer à Isa, pelo acompanhamento e paciência e à Clara por pôr as mãos na massa. E, claro, a todo o grupo que quis que acontecesse. Desde a ideia, num dia frio, até ao mês de Abril, o Cadeirão desafia-nos: traz esse amigo também".
Obrigada por tudo, Eduardo!