Menu superior
- Início
- Sobre os USkP
- Junta-te aos USkP
- Agenda dos Sketchers
- Iniciativas
- Sketchers no mundo
- Contactos
Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.
John Ruskin, intelectual inglês do século XIX
Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.
Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio
segunda-feira, 1 de maio de 2017
Literatura e Viajantes II
Sábado... depois de deambular por um amontoado de quadros vivos cheios de "casinhas fofinhas", voltei a fazer companhia ao André Baptista e ao Tomás, o André tentava fazer Van Goghs mas só lhe saiam Picassos, está um mestre em desenhar com a mão esquerda, o Tomás estava a tentar um novo estilo, tipo breakdance a desenhar de costas e a rodopiar.
Entretanto fomos ver a Igreja de Santiago, o aproveitamento do espaço interior do edifício como biblioteca... como já conhecia, tinha perscrutado o espaço e sido "anjo" por arranjar troco a uns ingleses desesperados, fiquei na escadaria a desenhar ("como um diabo à porta da Igreja")... o manto de sombra estendia-se e os volumes adormeciam... o Tomás fartou-se da Igreja e ficou comigo a falar de cartas e animais, fui riscando e falando sem grandes preocupações... os turistas pareciam ovelhas perdidas, ouviam-se pássaros e música ao longe, podia-se respirar, havia estrelas, havia tempo...
Óbidos, Festival Latitudes
Óbidos... tanta história num só dia!
Não pretendo que quase 870 anos de história caibam num só dia, ou nesta singela publicação, mas fez-se história por entre as pedras desta belíssima vila outrora calcorreada por raínhas e reis, e agora pelos (permitam-me a ousadia) por raínhas e reis do sketch! Tomada ao mouros em 1148, foi agora 'tomada de assalto' pelos Urban Sketchers Portugal, e pela reprsentação Urban Sketch Barcelona. De 28 de abril a 1 de maio 2017, com as nossas 'armas' tomamos os pontos estratégicos, os pormenores mais pitorescos e históricos da garbosa vila. As 'gentes' não puderam deixar de reparar com admiração e contentamento nos 'valentes guerreiros' que, por entre pingas de chuva e algum desconforto, de canetas, aguarelas e blocos 'em riste', investíamos na vila apenas para 'a tomar' de apontamento para a nossa história.
História que certamente se repetirá! Como sempre se repete!
- José Leal
O Almada em vitral.
A manhã foi bem-disposta, como são todas em Campo de Ourique, mas desta vez a tarefa era mais exigente. Os vitrais do Almada Negreiros são maravilhosos, mas obrigam a uma grande concentração. Felizmente todos fomos iluminados por inspiração divina :)
Etiquetas:
Desenhar Campo de Ourique,
Marilisa Mesquita
#52 - Tabacaria Mónaco
No passado dia 4 de Abril tirei o dia para ir desenhar algumas das lojas tradicionais da baixa, dado ao seu largo número. Já partilhei todas desse dia à excepção do primeiro que fiz.
A escolha foi a Tabacaria Mónaco. Na ida para esta loja passei pela Pérola do Rossio no outro lado mas a vontade de desenhar esta foi mais forte. Cheguei, apresentei-me e disse ao que ia mas o sr. Carlos disse-me logo que "ai e tal, vieram no outro dia aqui fotografar e filmar e no fim queriam que pagasse 200 e tal euros, eh pá, não! Se quiser pode fotografar e desenhar la fora, aqui dentro não!" Aceitei as condições e agradeci pelo facto de me deixar desenhar a fachada e os azulejos das garças e rãs do Bordallo Pinheiro. Enquanto fui produzindo o desenho o Sr Carlos não resistiu em ir espreitar por duas vezes o meu desenho, e em ambas as vezes brindou a evolução do desenho com um sorriso.
Para mim, foi a recompensa desta experiência. Tive pena de não ter tido a oportunidade de desenhar o interior, rico em pormenores arquitectónicos e decorativos mas fiquei feliz com a experiência. Apesar das limitações agradeço novamente ao Sr. Carlos Oliveira.
A escolha foi a Tabacaria Mónaco. Na ida para esta loja passei pela Pérola do Rossio no outro lado mas a vontade de desenhar esta foi mais forte. Cheguei, apresentei-me e disse ao que ia mas o sr. Carlos disse-me logo que "ai e tal, vieram no outro dia aqui fotografar e filmar e no fim queriam que pagasse 200 e tal euros, eh pá, não! Se quiser pode fotografar e desenhar la fora, aqui dentro não!" Aceitei as condições e agradeci pelo facto de me deixar desenhar a fachada e os azulejos das garças e rãs do Bordallo Pinheiro. Enquanto fui produzindo o desenho o Sr Carlos não resistiu em ir espreitar por duas vezes o meu desenho, e em ambas as vezes brindou a evolução do desenho com um sorriso.
Para mim, foi a recompensa desta experiência. Tive pena de não ter tido a oportunidade de desenhar o interior, rico em pormenores arquitectónicos e decorativos mas fiquei feliz com a experiência. Apesar das limitações agradeço novamente ao Sr. Carlos Oliveira.
Omar Jaramillo
É já no próximo sábado dia 6 de Maio que vem a Lisboa Omar Jaramillo, equatoriano a viver em Berlim, como formador no ciclo de oficinas “Um ano a desenhar para o futuro 2017” no âmbito de Lisboa Capital da Cultura Iberoamericana.
É no museu Vieira da Silva às 10h30. Não é preciso inscrição prévia. Em baixo um desenho dele feito no largo de São Paulo aquando da participação no Simpósio Urban Sketcher em Lisboa.
É no museu Vieira da Silva às 10h30. Não é preciso inscrição prévia. Em baixo um desenho dele feito no largo de São Paulo aquando da participação no Simpósio Urban Sketcher em Lisboa.
Paris
![]() |
| Não subi à torre Eifel porque as filas eram infinitas, mas sentei-me no jardim que a envolve para a desenhar e mais tarde procurei vê-la da torre de Monteparnasse (a vilã dos Parisienses contemporâneos) e sim, é magestosa numa malha urbana homogénea e de estatura controlada, é magestosa de dia e de noite também. (Caneta caligráfica, carimbo e marcador acrílico) |«in situ»| |
fui à terra da Rosário, giroflé, giroflá
Parece impossível, mas nunca tinha ido a Campo de Ourique.
Ouvi falar em Almada Negreiros e fiquei com as orelhas em pé ;-)
Lá fui eu, armada em turista, de taxi, conhecer a maravilha de vitrais adormecidos na Igreja do Santo Condestável. Adorei. A parte dos olhos em bico, já esqueci, venham mais tantossss.
Obrigada, Rosário. Voltarei! Mais vitrais aqui
Subscrever:
Mensagens (Atom)


























