Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Largo de S. Carlos


Nos últimos tempos tenho desenhado este Largo como nunca o tinha feito. O chef José Avillez vai abrir ali um novo café, o Café Lisboa e pediu-me alguns desenhos. Depois de muitas pessoas desenhadas, edifícios, eléctricos, etc, etc, acabou por ficar bem mais simples do que inicialmente se pensava. As capas dos menus terão um desenho meu e a construção de toda a carta tem a mão da marca Laloran. Sou suspeito, mas acho que ficou mesmo bem!
Hoje, quando fui entregar a encomenda, cheguei mais cedo para fazer um último desenho do Largo. O estrado em madeira para a esplanada já está colocado e esta era a perspectiva que me apetecia mesmo fazer.

Abre no final do mês!

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

o pátio


Vegetação e vista de um pátio.

Parques e jardins de Lisboa


O workshop do Richard Câmara, Parques e Jardins de Lisboa, no passado domingo,  proporcionou, para além de um dia bem passado, o reencontro com a Estufa Fria, finalmente reaberta, e o desejo de lá voltar numa próxima oportunidade.

Lisboa

 
 


Feito esta manhã no Jardim do Príncipe Real.

De novo o aqueduto...

Edificado entre 1533 e 1537 o Aqueduto da Agua da Prata estende-se por 19 Km. Parte dele foi reconstruído no séc. XIX, uma secção já mais afastada da cidade de Évora e que corre maioritariamente junto ao solo.

A praia de Santa Cruz


Este é um dos lugares que já não visitava há muitos anos. Foi uma agradável surpresa ver que esta praia ainda está melhor do que a ideia que tinha registada na minha memória.
Fiz este desenho num moleskine 21X13cm (em 2 páginas).

Torres Vedras

Esta última semana andei a acompanhar o grupo que participou no 6.º Encontro Internacional de Aguarelas de Santa Cruz e aproveitei para ir fazendo uns desenhos nos meus blocos. Estes dois foram feitos num moleskine 14X9cm (em 2 páginas).


UM DOS DESENHOS QUE FIZ NO WORKSHOP "PARQUES E JARDINS DE LISBOA" ORIENTADO PELO RICHARD CÂMARA

Teatro Regional da Serra de Montemuro em Aveiro





O Teatro Regional da Serra de Montemuro esteve em Aveiro a apresentar a peça "Que Raio de Mundo", durante a Farav - feira de artesanato. Foi muito divertida e com muita audiência, ao ar livre, felizmente o tempo ajudou, foi muito bom! Aqui ficam uns rabiscos do velho carvalho e de algumas personagens.

Verão