Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

terça-feira, 20 de agosto de 2024

Livros em Ucraniano

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada apresentará publicamente uma estante de livros escritos e publicados em ucraniano, no dia 24 de agosto às 11h, na Sala Mundo. Esta ação resulta da doação dos livros doados por membros da comunidade ucraniana residente na ilha de São Miguel.


A ação de apresentação pública de uma zona de livros em ucraniano enquadra-se nas comemorações do dia da independência da Ucrânia a celebrar no dia 24 de agosto. Na sessão estarão presentes membros da comunidade ucraniana em São Miguel assim como residentes de outras nacionalidades. Pretende-se celebrar a liberdade e a criatividade que a leitura em várias línguas proporciona numa ação pela paz e diálogo entre comunidades. Pretende-se contribuir igualmente para a integração plena das pessoas de várias nacionalidades na Ilha de São Miguel num ambiente descontraído e de festa.
Várias bibliotecas no país e na Europa têm já à disposição do público uma zona diferenciada para livros em ucraniano, constituindo assim uma verdadeira rede de apoio e de integração. Os livros em ucraniano para vários públicos serão disponibilizados sob forma de empréstimo domiciliário e passam a integrar o fundo de Línguas Estrangeiras da BPARPD, localizado na Sala Mundo. As obras em ucraniano estarão identificadas com a cor azul e amarelo na lombada. À semelhança de livros escritos noutras línguas e disponíveis no mesmo espaço, localizado no r/c do edifício, os livros estão em sistema de livre acesso.
Entrada Livre.

Sem comentários: