Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quarta-feira, 26 de abril de 2023

Viagem ao Egito - Dia 1 (Cairo)

O primeiro dia começou muito cedo. Apesar de ser primavera a temperatura prevista era de 43º. Saímos do hotel numa carrinha em direção a Saqqara que fica a 30 km do Cairo. O Cairo tem aproximadamente 50 km de diâmetro. Atravessar o cairo demora em média uma hora se não existir transito. Mas a minha perceção é que o Cairo está sempre em hora de ponta. Andar no meio do transito é em si mesmo uma aventura. Felizmente tínhamos motorista.  Eu não aconselho ninguém a conduzir no Cairo. Em Saqqara encontramos a Pirâmide de DJoser (Faraó da III Dinastia 2630-2611 ac). Esta é considerada a 1º pirâmide construída que ainda se mantém erguida.  Também chamada pirâmide de degraus foi construída por Imhotep. Imhotep era Arquiteto, primeiro ministro, astrólogo, sumo-sacerdote e  matemático. Foi também uma figura importante da medicina egípcia antiga. É considerado por muitos o 1º grande pensador da humanidade.


A aventura estava a começar muito bem. O Nosso Guia de nome Osni falava muito bem português e descrevia de forma orgulhosa este passado grandioso. Ficou espantado quando lhe disse que precisava de tempo para desenhar. Foi paciente e esperou o tempo necessário. Senti empatia e por isso peguei numa folha e fiz-lhe um desenho.

Também entrámos dentro do túmulo de Kagami (Vizir do Rei Teti). Foi o primeiro contacto com os desenhos maravilhosos do antigo egito.

Apesar de termos visto imensa coisa odia estava só a começar. Eram uma 11 horas e seguimos para Giza.




2 comentários:

Rosário disse...

Que boa a tua reportagem desenhada! Grande aventura!

António Procópio disse...

Muito obrigado 😊. Beijinhos