Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sábado, 15 de outubro de 2022

Oficinas Singulares #28 | Vitor Mingacho


Ao finalizar a conversa o nosso convidado lançou-nos um desafio que gostaríamos de ver resolvido por todos aqueles que gostam de desenhar em caderno e se sintam estimulados pelo desenho no local.

1 caneta tipo POSCA (mínimo 2,5mm) Preta + b1 ou b2
b1) Pinceis de aguarela cheios com aguarela líquida diluída (1/3 tinta, 2/3 água) 2 a 3 cores primárias
b2) Canetas tipo POSCA (mínimo 3mm) 2 a 3 cores primárias
O exercício tem por base a ideia de realizar uma representação de uma paisagem urbana que, retratando ambiente geral existente, se aproxime de algum modo à abstração.

O exercício tem por base a ideia de realizar uma representação de uma paisagem urbana que, retratando ambiente geral existente, se aproxime de algum modo à abstração. Nesse sentido é sugerida a utilização de técnicas que, pelas suas características, nos obrigam a encontrar caminhos menos realistas para a representação do ambiente que escolhemos para representar:

a) Um marcador grosso para a linha (que nos obriga a um trabalho de simplificação da representação dos elementos presentes)

b) Utilização de uma paleta limitada de cores não “realistas” (que irá implicar uma exploração de equivalência das cores com base no seu peso visual, num processo que se assemelha ao desenho a preto e branco, mas com a utilização de várias cores)

Como sugestão, fica a possibilidade de executar o trabalho de mancha primeiro e a linha no final.
 (Vitor Mingacho)



Blogue: https://draughtmancontract.blogspot.com/
Instagram: @vitormingacho

#vitormingacho
#USkPAzores
#USkPortugal
#oficinassingulares

1 comentário:

Rosário disse...

Sempre interessante!