Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Ermida de Nossa Senhora das Neves

O culto de Nossa Senhora das Neves fazia-se, tradicionalmente, em zonas de seca, onde a chuva do Inverno era determinante para as colheitas e para a vida de toda uma população que delas vivia.
Foi assim que surgiu a ermida da Senhora das Neves, em Mértola. A ela se dirigiam os vizinhos, em épocas de seca prolongada ou outras crises que ameaçavam a sobrevivência da comunidade.
Poderá ter sido construída sobre um local de culto muçulmano, por exemplo o túmulo de um “santão”, tese ainda não comprovada, mas que merece ser considerada atentamente. Em todo o caso, desde o século XVI que o pequeno monumento é conhecido por ermida de Nossa Senhora das Neves.

Não sei se ainda se faz a procissão ou o culto mas, há pouco tempo, o local passou a ser denominado, oficialmente, "Cerrinho das Neves".


Sem comentários: