Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quarta-feira, 23 de março de 2022

Oficinas de Iniciação ao Desenho de Observação

Olá a todos!

Começa já no próximo sábado o meu mini-curso de iniciação ao desenho de observação. São três oficinas presenciais (finalmente!) sobre os fundamentos do desenho de observação, na Biblioteca Orlando Ribeiro em Telheiras, Lisboa. Vamos fazer magia apenas com caneta e papel!

A Biblioteca é também a generosa anfitriã da minha exposição "Caminhos do desenho e da aguarela", de desenhos feitos durante demonstrações de workshops.

A primeira oficina é das 14h às 16h de 26 de Março, sábado. Depois disso, estão todos convidados a aparecer na inauguração da exposição, no mesmo dia às 16h30.

Desenhar é ver o mundo com olhos diferentes. Começamos a reparar em coisas que nunca notaríamos, captamos uma projecção mais cheia e viva do que nos rodeia, e somos capazes de exprimir essa realidade num caderno, com nada mais do que linhas.
Neste conjunto de três oficinas de Iniciação ao Desenho de Observação, daremos os primeiros passos no mundo do desenho a tinta. Através de demonstrações, exercícios e dinâmicas diversas, iremos começar a olhar o mundo de forma diferente, com um pouco mais de atenção, e sentir-nos-emos mais confortáveis a transmitir ao papel o que vemos, com recurso a ferramentas comuns.
Cada oficina pode ser frequentada independentemente das restantes. No entanto, recomenda-se a frequência das três, para uma experiência mais completa e contínua. Clica AQUI para mais informações, ou contacta-me em pedro.mac.loureiro@gmail.com









Sem comentários: