Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Exposição (a)Riscar o Património no Arquipélago, em São Miguel, Açores

 

O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, em S. Miguel, Açores, acolhe a exposição (a)Riscar o Património.

Entre 3 de Outubro e 14 de Novembro, estará exposta, no piso 1 da Loja Arquipélago, uma selecção que reúne desenhos produzidos nos últimos 8 anos, no âmbito do projecto (a)Riscar o Património, uma iniciativa da DGPC-Património Cultural em parceria com os Urban Sketchers Portugal.

São desenhos rápidos, feitos ao sabor do instante, em cadernos de diferentes dimensões e características, e que captam lugares, ambientes, pessoas, momentos e monumentos – já que o tema transversal a este projecto é, sempre, o Património, em tudo o que encerra de diverso e universal.

Uma mostra que nos lembra a extraordinária riqueza do mundo que nos rodeia e a nossa própria capacidade de interpretar e de interpelar a realidade: e é, por essa razão, cativante para todos os públicos.

Pela primeira vez em exibição nos Açores, esta exposição está enquadrada no programa do Encontro Nacional de Urban Sketchers, que acontecerá entre os dias 1 e 3 de Outubro em São Miguel. Um encontro que celebra, através do desenho, a ligação entre os sketchers de todo o país, mas que também convida a uma experiência única e criativa.

Sem comentários: