Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quinta-feira, 8 de julho de 2021

(A)Riscar o Património na Cidade de Ourém - envio de desenhos

 

Na sequência do convite endereçado pela Câmara Municipal de Ourém à DGPC teve lugar, no dia 03 de Julho, um encontro de desenho no âmbito do projecto (a)Riscar o Património, com a parceria dos Urban Sketchers Portugal. 


Destinado a celebrar os 30 anos de elevação a cidade desta localidade, e os 12 anos do Museu Municipal, o encontro foi muito animado e bastante concorrido - apesar das limitações de deslocação dos participantes da área Metropolitana de Lisboa. 


Com esta actividade, os desenhadores assumiram o desafio de encontrar em Ourém, factores de interesse e identidade local: sem o repto dos grandes monumentos, desenharam espaços públicos, lojas antigas, casas comuns com as marcas do tempo em que foram edificadas. Através do desenho demonstraram, uma vez mais, que o conceito de património é transversal, universal e, simultaneamente, próximo: basta estarmos atentos e olharmos o que nos rodeia.


Será realizada uma exposição na cidade de Ourém com os desenhos resultantes deste evento.
O projecto (a)Riscar o Património/Heritage Sketching é uma iniciativa da DGPC – Direção-Geral do Património Cultural, com apoio dos Urban Sketchers Portugal.


Em 2021 cumpre-se a 8.ª edição do projecto sob o tema Património Inclusivo e Diversificado, cujo encontro anual terá lugar simultaneamente em cerca de 20 cidades de todo o continente e ilhas, a 25 de Setembro.


Para conhecer melhor este projecto: https://ariscaropatrimonio.wordpress.com/

Quem tiver desenhos do evento, envie digitalizado a 300dpi para o e-mail jorgevilanova1@gmail.com