Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Os meus delicados amigos, livres dos constrangimentos de um diário gráfico :)




A intenção era pendurá-los numa árvore para a fotografia, para que ficassem no lugar que lhes é mais próprio, mas estes dias de chuva e humidade não permitiram, e ao fim de quase uma semana de espera, decidi publicá-los mesmo assim. 

Fui pintando as aves do quintal nas delicadas folhas de papel higiénico, o protagonista do desafio da semana passada. De manhã, quando lhes sirvo o pequeno-almoço, melros, piscos, pardais, rabirruivos, e outras aves, aparecem logo e fico muitas vezes a desenhá-los ou a observá-los apenas. Há muito que largas centenas de desenhos destes seres que me são tão queridos povoam os meus diários. 

O papel higiénico inspirou-me usá-lo como suporte. Vieram belas memórias do tempo em que pintava em papel de embrulho de drogaria, quando tinha vinte anos. Sempre gostei de papéis porosos e rústicos, e que, como este papel higiénico, evocam papel de arroz.

Pensava inicialmente fazer, e em dias mais solarengos o farei, uma instalação deles numa árvore, e desenhar depois, publicando o resultado.

Foi tão agradável, que acho que não fica por aqui... Este suporte tem algo que me agrada muito próximo de uma arte efémera.

7 comentários:

Rosário disse...

Que ideia maravilhosa! Gosto muito!

Carina Figueiredo disse...

Que bonito!

Alexandra Baptista disse...

Que bela instalação.

Isabel Alegria disse...

Os passarinhos respondem aos vossos comentários com uma bela canção... :)

Isa Silva disse...

Ohhh que giros que ficaram :-)

Coisas de fazer - Handmade in Portugal disse...

Gosto muito

Mário Rainha Campos disse...

Que ideia tão bonita e delicada. Gosto tanto dos teus desenhos Alegria!