Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 29 de junho de 2020

Workshop em Desenho Etnográfico: anúncio de últimas vagas






































Olá a todos. Já tinha feito uma divulgação deste workshop aqui há uns dias, mas retirei entretanto por temer o cancelamento deste curso com as novas restrições devido ao Covid-19.

No entanto, hoje foi confirmada a sua concretização e assim deixo-vos de novo o convite, aproveitando para contextualizar melhor a proposta:

De há uns anos para cá que tenho feito algumas formações em Desenho Etnográfico, seguindo sobretudo a inspiração de outra urban sketcher e antropóloga brasileira, a Karina Kuschnir (para quem não conhece, vale sempre a pena uma visita ao seu blog, aqui).

Este tipo de desenho é uma das pontes possíveis entre a prática dos urban sketchers e a Antropologia, a minha área de formação. Tal como o desenho, a antropologia também é uma disciplina do olhar e, tal como alguns dos pontos do manifesto deste blog, também privilegia a observação directa e a presença nos lugares. Nos diários de campo, os antropólogos, tal como os urban sketchers nos seus diários gráficos, também registam, página a página, observações sobre o que os rodeia.

Convido a quem quiser saber mais um pouco sobre os cruzamentos possíveis entre a prática do desenho e a observação em antropologia a participar no workshop que estou a organizar com as professoras Sónia Vespeira de Almeida e Joana Miguel Almeida na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. O workshop teorico-prático terá duas sessões em sala e três em contextos públicos (no Jardim do Campo Grande, na Gulbenkian e no Mercado 31 de Janeiro) e garantirá todas as condições de segurança delineadas pela DGS.

Podem saber mais informações através deste link: Workshop de Desenho Etnográfico
Ou contactando-me directamente: danielafiliperodrigues@gmail.com
As inscrições estão abertas até à próxima sexta-feira mediante contacto directo com o secretário da Escola de Verão através do email: ev.secretariado@fcsh.unl.pt

Até breve,
Daniela

(O desenho que usei acima foi realizado por mim no Rio de Janeiro em 2015, como parte de uma pesquisa em antropologia que realizei nessa cidade entre 2015 e 2017)
 




1 comentário:

Rosário disse...

Gosto deste desenho!