Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sexta-feira, 1 de maio de 2020

O Vazio preenchido - #weboficina26

Antes de mais, espero que todos estejam bem e que, da melhor maneira possível, tentem entreter a mente que por estes dias está a ser testada a todos os níveis. Passamos uma época que jamais esqueceremos.
Mas vamos ao desafio :-)

Brincar com o espaço negativo...

A minha sugestão tem duas hipóteses (podem fazer as duas se quiserem):

Hipótese 1 - peguem num objecto que exista na vossa casa ou numa parte do vosso corpo (mão, perfil, pés, etc) que quiserem destacar e desenhem a silhueta sem a pintar. Depois, para o fundo, pintem um cenário imaginário que gostem (até pode ser de um livro, filme ou série) ou algo que admiram ou, ainda, um lugar onde gostariam de estar. Este será o fundo.
No meu exemplo, peguei nos girassóis que tenho no quarto e transportei a mente para o meu quadro preferido dos girassóis de Van Gogh (ele pintou 7 diferentes) que está em Munique e que nunca o vi ao vivo. Só vi o que está no National Gallery.


Hipotese 2 - peguem num objecto que exista na vossa casa ou numa parte do vosso corpo (mão, perfil, pés, etc) que quiserem destacar e desenhem a silhueta sem a pintar. Depois, para o fundo, pintem um cenário que vejam da janela ou que exista dentro de casa. Este será o fundo.
No meu exemplo, usei a minha mão que 'toca' a liberdade que vejo das traseiras de minha casa, onde há mais natureza.


NOTA: se quiserem, podem colocar texto à volta da silhueta branca.

Mãos à obra!

Não se esqueçam de colocar #weboficina26 #quarentenadesenhada e #UskP :-)
E... protejam-se!!

8 comentários:

Rosário disse...

Bom desafio Isa!

Henrique Vogado disse...

Bela ideia! Pôr as mãos no desenho, neste caso. Eu se calhar vou desenhar os meus pés à varanda.

Isa Silva disse...

força :-)

José Louro disse...

Boa Isa! Vou fazer!

Manuela Rosa disse...

Boa ideia! A ver se consigo fazer todos as weboficinas atrasadas recentemente!

Alexandra Baptista disse...

Desta vez colocarei os pés...

Alexandra Baptista disse...

(Julgo que a etiqueta não está correta)

Isa Silva disse...

Está correcta, sim , Alexandra :-)
Obrigada pelos desenhos que já vi!