Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Apresentação do livro "Lagoa: Olhar a Terra, Olhar o Mar"

Apresentação do livro "Lagoa: Olhar a Terra, Olhar o Mar"
Textos de Luís Gaivão e desenhos meus
7 de Novembro de 2019 | 18h30 | Convento de São José, Lagoa
Uma edição da Câmara Municipal de Lagoa
Desenhos e textos realizados no local

A Praça João do Rio da Maria Celeste

Hoje, é o aniversário do nascimento da Maria Celeste.
Sempre que passo pela Praça João do Rio, lembro-me da Maria Celeste. Para mim, será sempre a Praça João do Rio da Maria Celeste.

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Olhares do Mediterrâneo

No cinema S.Jorge decorre o Festival "Olhares do Mediterrâneo" com projecção de filmes, debates, mesas redondas. Nós, Urban Sketchers, temos livre trânsito. É só chegar ao balcão do fundo e dizer ao que vamos. Hoje assisti, além de algumas curtas-metragens, a uma mesa redonda com as autoras do filme português "Ramadão em Lisboa" e da apresentação do livro-cd de Amélia Muge e do grego Michales Loukovikas. Os nossos desenhos vão sendo projectados num écran.



Calvário

Não me refiro às minhas relações com a Segurança Social.
Trata-se de um genuíno Calvário em Espinhal onde estivemos a propósito de um excelente fim de semana na Casa Oliveira Guimarães.

"O Cinema Português mora aqui"

Uma escolha de realizadores de Campo de Ourique para este ciclo que passa na "Padaria do Povo"

(a) Riscar o Património em Foz Côa

Aqui ficam os meus registos de um fim de semana inesquecível em Foz Côa!
Obrigada a todos que tornaram possível esta iniciativa!








Centro de alto Rendimento de remo e Canoagem


No Monte da Lapa

O encontro PoSk do passado Sábado teve como destino uma das muitas "aldeias" que resistem no interior da cidade: O Monte da Lapa, antigo bairro operário, praticamente desconhecido com extraordinárias vistas, e para o qual estão anunciadas para breve grandes transformações.

Outrora um moinho de vento e mais tarde um posto de vigia durante as guerras liberais, o miradouro oferece uma extraordinária panorâmica em todas as direcções.

À medida que os moradores foram saindo, as pequenas casas da Calçada do Monte da Lapa ficaram entregues a si mesmas, degradando-se rapidamente. O local, onde restam três moradores, é hoje um misto de paredes nuas, escombros, e obras em espaços adjacentes. Esperemos que a futura reabilitação traga uma nova vida a este extraordinário local onde, de tanto que ficou por desenhar, está prevista para muito breve uma "segunda edição" deste encontro.

fabrica das historias(a)riscar o patrimonio em 2018


fabrica das historias(a)riscar o patrimonio em 2018


fabrica das historias (a) riscar o patrimonio em 2018


Jardim Botânico da Ajuda - Festa do Outono

Estes foram os desenhos que fiz durante o encontro no Jardim Botânico da Ajuda.
Como adoro orquídeas, concentrei-me mais na mostra que havia :-)



terça-feira, 29 de outubro de 2019

Rua Garrett


En reunião


Liechtenstein - Fim-de-semana

O Liechtenstein é um dos países mais pequenos do mundo, com 160 km2 de área e cerca de 34 mil habitantes, fica situado entre a Suíça e a Áustria, a língua oficial é o alemão e a moeda é o franco suíço. Aproveitámos um fim-de-semana para o conhecer e fazer uns sketches, podem ficar a conhecer mais aqui
Ruggell 

Malbun

Vaduz - a capital. 

(a) Riscar o Património no Parque Arqueológico do Coa



poemas na Serra doAçor


Serra do Açor


festival de poesia na serra do Acor


Encontro 54 USkPAçores - NAV


Apesar da chuva, desenhar (n)a torre foi muito interessante. Fomos recebidos calorosamente pelo Chefe dos Serviços de Tráfego Aéreo de Ponta Delgada (Rui Sousa) que nos elucidou sobre a atuação do controlador. A torre que era para nós um mistério muito grande. O lugar é sereno, cheio de tecnologia e com amplas panorâmicas. Lá dentro, dois controladores garantem - simultaneamente - que a gestão do espaço ocorre em segurança e é com base num «linguajado» em inglês e técnico que se fazem as aproximações à pista. 


(Lápis de cor, caneta califráfica, grafite e Aguarela)                                                                                                                                      «insitu»          

Os pátios da Rua do Sol ao Rato




Desenhar Campo de Ourique




Picos da Europa

O acesso ao teleférico de Fuente Dé é sempre precedido de uma espera prolongada, mas se madrugarmos a coisa corre melhor. Aprendi que viajar com um caderno pequeno é vantajoso, além da portabilidade, não aborrecemos quem nos acompanha dado que nos impõe outro ritmo.

(Lápis de cor, caneta califráfica, grafite e Aguarela)                                                                                                                                      «insitu»          

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

À espera

A seca da Segurança Social. Há 16 meses há espera do papel.

Biblioteca de viagens

A Biblioteca Orlando Ribeiro como eu a vejo.
Leonor Janeiro

Paço d'Arcos




Como não estamos na fábrica...é se como estivéssemos!

Desenhar com Anabela Ferreira no Museu Bordalo Pinheiro
Esadinhas da Travessa do Jasmim

Rio Ponsul_Castelo Branco

Foz Coa



Ainda Foz Côa



1ºEncontro: OUTONO - Lisboa Capital Europeia Verde.

No próximo domingo, dia 3 de Novembro, no jardim da Estufa Fria, das 15h às 17h30, realizar-se-á o primeiro Encontro integrado na Lisboa Capital Europeia Verde 2020.

João Catarino será o nosso guia dentro dum pequeno percurso e fará um desenho ao vivo. Essa demonstração (uma espécie de performance) será filmada. Não sabemos a hora certa da demonstração mas será algures dentro daquelas duas horas e meia.

Entrada gratuita para associados e não associados. Não é preciso inscrição. É só dirigirem-se à bilheteira e dizerem para que vão. Apareçam!

Desenho de João Catarino. Estufa Fria

Já sentia falta de alguma côr nestes retratos