Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

domingo, 3 de fevereiro de 2019

A desenhar no RM19

Na semana passada fui dar uma palestra sobre "Urban Sketching em Perspectiva Esférica" no Recreational Mathematics Colloquium 2019, organizado pela Associação Ludus. Aproveitei para fazer uns rabiscos rápidos, ligeiramente curvilíneos.

O primeiro foi da palestra do David Singmaster, metagrobologista extraordinário (look it up :D) que falou sobre as pontes de Königsberg (as pontes verdadeiras, mencionadas no problema com o mesmo nome, que Euler mostrou não ter solução).


O segundo foi feito durante a demonstração de juggling matemático por Colin Wright, um apresentador sempre magnífico. É possível ver no youtube uma sequência de videos do Colin acerca deste tema.


A presentação foi no laboratório de química do Museu de História Natural e Ciência, que é já de si um espectáculo visual.

3 comentários:

Rosário disse...

Bem interessante!

Pedro Loureiro disse...

Magnífica reportagem! :D

António Araújo disse...

Obrigado Rosário, Pedro. :)
Abraço