Podemos pensar o acto de desenhar num caderno como um director de cinema pensa na câmara a filmar. Podemos fazer o paralelo entre desenhos preparatórios, rápidos, feitos como apontamentos, antes do desenho da cena geral, com os
takes, ou tomadas, que o realizador capta antes de fazer a montagem do filme. Como no processo de enquadramento da câmara a nossa atenção também é selectiva. Só incluímos no desenho o que observamos, o que sentimos, o que nos emociona. Fazemos escolhas, realçamos o que queremos, manipulamos os elementos. Também no cinema escolhemos os planos, optamos qual a profundidade de campo, montamos as cenas de maneira a dar mais ênfase ao que queremos. No cinema chama-se
zoom quando se aproxima um elemento, no desenho dizemos que damos outra escala. No cinema fazemos uma panorâmica quando a câmara roda sobre si, no desenho o nosso olhar vai de um lado ao outro. O observador/desenhador desloca-se para perceber melhor a cena que está a desenhar, no cinema a câmara movimenta-se e faz um
travelling. Já sem falar nos vários tipos de plano (
plongé, contra
plongé, plano americano, etc) que se fazem no cinema e igualmente no desenho.
Podemos dizer que desenhar é filmar e vice-versa.
(resumo baseado na proposta, recusada, feita por mim e por Karina Kuschnir ao Simpósio 2018 no Porto)
Em inglês no blog USk
Eduardo Salavisa
Karina Kuschnir
Eduardo Salavisa
Karina Kuschnir
10 comentários:
... no entanto a ideia era promissora.
Teria dado um super workshop! É pensar nele já como candidato ao próximo Simpósio.
Também acho uma proposta bem interessante! Podes fazer um workshop dos recusados! Sou candidata (desde que a primeira língua seja o português e já agora que não seja muito caro).
Que pena! É uma ideia original.
Leonor Janeiro
Esta proposta estabelece uma excelente analogia sim! Trata-se em ambos os casos de captar momentos, mesmo que banais, de forma interessante, e de contar histórias. E a mim é uma das capacidades que mais me interessa desenvolver, a composição e enquadramento. Aliás, uma das aulas do 10x10 que me despertou logo o interesse foi a do Francisco Costa, convidado do Pedro Loureiro, "Sketch like a filmmaker".
Concordo que seria um excelente workshop!
Também sou candidata como a Rosário!
Ter-me-ia inscrito. :)
O facto de não ir ao simpósio, não inviabiliza a possibilçidade de concretização, pois não??
Guarda para o próximo simpósio ;-)
Muito interessante como tema! Eu também me teria inscrito!
Agora não queremos esperar por mais simpósios! Toca de fazer uma sessão para quem aprecia estes desafios e artes!
Fico à espera :-)
Pronto Eduardo! Desta não te escapas! Só falta pensar um sítio e pôr na barra lateral.
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