Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

O workshop do Urumo

Recupero um workshop de Setembro do ano passado de alguém cujo trabalho admiro IMENSO:
Alfredo Ugarte "Urumo" (Urumo é "nome de guerra", ou seja, é inventado e com uma história bem curiosa).
O workshop foi na Casa Atelier Vieira da Silva no âmbito da iniciativa "Um Ano a Desenhar para o Futuro", organização conjunta com a Associação Urban Sketchers Portugal e que estava integrado na Lisboa Capital da Cultura Ibero-Americana.

A proposta do Urumo prendia-se com a composição da página, como cenas de contexto mais geral podem conviver com detalhes da mesma cena, sobrepondo-se, passando por trás, contaminando-se e alterando a sua escala, deixando uns apenas com contorno, elegendo outros para pintar.

A palestra da parte da tarde foi arrebatadora para muitos! Conhecer o percurso fascinante dos seus desenhos, páginas recheadas de grafismos delicados e de um primor de composição, além das suas inquietações e projectos de futuro, tudo apresentado com uma desarmante humildade, foi uma experiência e peras! Um ser humano muito especial!!

Apresentação da proposta e primeira abordagem ao tema

Segunda abordagem ao tema

Palestra da tarde

5 comentários:

hfm disse...

Gosto muito do trabalho dele e gosto particularmente destes desenhos que fizeste nesse belíssimo workshop.

Ana Cristina Jácome disse...

Adoro o trabalho dele mas foste um aluno brilhante!!! os desenhos estão LINDOS

Suzana disse...

Ficaram umas composições bem interessantes!

Manuel Tavares disse...

Para mim foi um dia especial conhecer em pessoa o meu "hermano lupo". Este não podia faltar e estava já calendarizado há muitos meses com alertas e tudo. Muito bons os teus resultados e a reportagem. Abraço.

teresa ruivo disse...

Luís, estes desenhos que tens andado a pôr da CAVS estão todos maravilhosos. É incrivel como consegues captar o espírito de cada formador!