Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

domingo, 11 de fevereiro de 2018

Encontro em Lousado

Ponto de encontro das linhas do Minho e de Guimarães, Lousado foi em tempos um entroncamento ferroviário de alguma importância. Hoje é uma tranquila freguesia de Famalicão, nas margens do rio Ave, com paisagens que ainda remetem para um passado rural, e onde não faltam motivos de interesse para desenhar; Foi para aqui que rumou o PoSk no seu 37º encontro.

Um tronco nas margens do Ave, bem próximo da ponte medieval da Lagoncinha. Não estando ainda de perfeita saúde, este rio parece bem longe dos tempos em que aparecia com uma cor diferente a cada dia, conforme atestado por dois avistamentos de lontras.

O almoço decorreu num daqueles estabelecimentos bem conhecidos e recomendados localmente: Uma boa refeição completa a preços de outros tempos.

Bem próximo do local de repasto, o tranquilo Alto de Montezelo, onde se situa a capela do Sagrado Coração de Maria, foi o poiso ideal para uma digestão desenhante...

Para a tarde ficou guardado o Museu Ferroviário, junto à estação. Uma agradável surpresa pelo acolhimento, dimensões, variedade e qualidade do espólio ali conservado. Para um entusiasta destas coisas, a sensação foi a duma criança em loja de doces, não sendo fácil a escolha do motivo a desenhar, que acabou por ser esta bela locomotiva articulada, de um género que este riscador ainda conheceu em pleno funcionamento.
Sem dúvida um dos encontros mais aprazíveis dos últimos tempos!

3 comentários:

Teresa Ruivo disse...

A luminosidade translúcida dos teus desenhos deixa-me SEMPRE sem palavras!

Henrique Vogado disse...

Os desenhos ficam sempre muito luminosos. Fico a olhar para os detalhes e perceber a técnica. Excelentes!

Pedro Alves disse...

Es o meu novo sketcher favorito... Estou rendido à beleza dos teus desenhos/aguarelas/registos. Tens de ser o correspondente internacional dos USk no simpósio.