Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Porto, Praça Coronel Pacheco

Foi nesta praça que decorreu no passado Domingo o encontro PoSk#26. Um lugar muito pacato bem no centro da cidade, mas fora das buliçosas movimentações turísticas. Com a área central ocupada por um parque de estacionamento, poderia pensar-se à partida que pouco interesse teria para o desenho... Puro engano. Alguns interessantes edifícios de época e a vistosa fachada azulejada de uma igreja metodista forneciam matéria-prima suficiente e, caso assim não fosse, não faltariam motivos nos arruamentos à volta, com uma pitoresca atmosfera de bairro ainda não totalmente desaparecida.

Um dos belos edifícios das imediações forneceu, juntamente com as conversas e o convívio, entretenimento para toda a manhã.

Já da parte de tarde, a Igreja Metodista do Mirante serviu de pretexto para uma experiência utilizando apenas as aguarelas, sem o desenho prévio a tinta. Muito agradável e libertador, a repetir!

Não poderia terminar sem satisfazer o novo "vício": A humilde mas versátil Bic azul. Muito divertimento garantido com uma ferramenta de trinta cêntimos.

11 comentários:

Marcelo de Deus disse...

Está aqui muito (e bom ) trabalho !!!

Isa Silva disse...

Estes teus desenhos... uauu :-)

jeanne disse...

o da bic é fantástico. biba o bício.

Teresa Ruivo disse...

...está tudo dito!...

Eduardo Salavisa disse...

Muito bons. Com ou sem Bic.

André Duarte Baptista disse...

venha o diabo e escolha. muito bom

abnose disse...

Esplêndidos!...

nelson paciencia disse...

TAmbém sou fã dos teus desenhos.

João Santos disse...

Os 3 estão muito bons, mas o da Bic está mesmo soberbo!

Isabel Alegria disse...

O primeiro tem mesmo aquela luz do Porto, com reflexos de cinzento, que se sente no corpo.

Lurdes Morais disse...

Ui! Acho que nem o diabo consegue escolher... Tão bons. Também gostava de desenhar carros com esta facilidade, que se adivinha sobretudo no desenho com a bic!