Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

domingo, 21 de agosto de 2016

Desafio - Roque Gameiro






Desenhar arquitectura é coisa que não sei fazer e, talvez por isso, raramente a trabalho. Há tanto para desenhar que o empenho na arquitectura é apenas para dar um enquadramento e nada mais. Contudo, quando vi o desafio do Pedro sabia que tinha de o fazer, o Pedro merece-o e Roque Gameiro que me desculpa a ingenuidade do desenho e os erros que eles contêm.

Por enquanto estão estes três feitos se, em Outubro tiver tempo, farei mais pois há alguns locais que chamam por mim.

Os dois últimos desenhos foram feitos num local que praticamente via 5 dias na semana. Dei aulas durante muitos anos na Escola Secundária Josefa de Óbidos e as casas das caravelas, como eu lhe chamava, estavam ali à vista todos os dias quando descia a escadaria. Infelizmente a intervenção que este conjunto de casas teve destruiu grande parte do património e sobretudo as caravelas que cada casa tinha. Sobram duas na Possidónio da Silva. As da rua de cima para a qual dava a escola foi a razia total. Uma pena e uma perda.

A história do Ferro de Engomar foi-me contada pela Rosário e por uma senhora que ela conhecia e que vive na rua e que nos  contou várias histórias, aquelas pelas quais vale a pena ser urban sketcher mesmo que a desenhar arquitectura. Se ampliarem o desenho conto a história da casa e da fonte. Esta ainda foi mais devastada, lembro-me dela em criança, nasci em Campo de Ourique, e vi as várias barbaridades que foram feitas ao longo dos anos em que dei aulas na Josefa de Óbidos.

Fica o meu contributo.

3 comentários:

Rosário disse...

Boa Helena! está tudo dito e os desenhos estão fantásticos!

Eduardo Salavisa disse...

Boa Helena.

Maria Celeste disse...

...gosto muito...