Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Mesquita Central de Lisboa

Fui com a Manuela Rolão desenhar a Mesquita Central de Lisboa para a exposição "Narrativas Gráficas da Interreligiosidade", que irá inaugurar no próximo dia 11 de Fevereiro na Casa dos Mundos, mesmo em frente à Assembleia da República (por cima da gelataria Nanarella).

Uma palavra inicial para o Sheik David Munir pela sua simpatia e disponibilidade, quer no agendamento da visita quer a receber-nos (é dele a escrita em árabe do chamamento "Allah hu ackbar" no desenho abaixo).

Visitámos o templo num sábado e a pouca afluência facilitou-nos o desenho. Permitiu-nos circular sem incomodar (mas não quisemos perturbar e desenhar durante a oração). Fixei-me nos espaços ligados ao culto (o pátio central de distribuição, a sala da cerimónia de Wudu (purificação) e a sala da oração). A Manuela demorou-se nos detalhes (Aqui), tão absorta que não deu pelo muezzin que, mesmo nas suas costas, veio chamar para a oração no microfone "Allah hu ackbar", alto e bom som. Saímos logo da sala.

A maioria dos crentes descalça-se à porta da sala de oração e entra directamente, mas alguns cumprem o ritual de purificação e lavam os pés, as mãos e a cara, na sala própria cheia de bancos que depois comunica directamente com a sala de oração.

No final, em conversa com o Sheik Munir, demos conta de muitos pontos de contacto do Islão com o Cristianismo (por exemplo alguns profetas comuns e o anjo Gabriel).
Como seria de esperar, muito ficou por desenhar e com vontade de voltar. A porta ficou aberta. A todos.

  



6 comentários:

Teresa Ruivo disse...

Ficaram giríssimos estes desenhos. E os da Manuela também!

Rosário disse...

Tão bonitos! Fantásticos! E toda a história também

Henrique Vogado disse...

OS espaços ficaram magnificamente desenhados. Parabéns aos dois.

Maria Celeste disse...

...lindos desenhos que transmitem todo o ambiente de participação vivido...
...muitos parabéns aos excellentes desenhadores...

Suzana disse...

Que desenhos fantásticos!

Alexandra Baptista disse...

Grandes desenhos.