Após um dia fantástico e bastante cansativo de workshops no Museu da Electricidade em Lisboa, a convite dos Urban Sketchers Portugal, sentimo-nos na obrigação de fazer este "follow up" ao que estivemos a ensinar ao longo de cerca de 6 horas. Em primeiro lugar, um muito obrigado aos UskP pelo convite e a todos os que participaram. Foi uma honra poder transmitir os nossos conhecimentos, visão do desenho e poder orientar "sketchers" que seguimos como modelos e pelos quais temos muito apreço. Um verdadeiro desafio!
A nossa proposta não era simples, tinha como objectivo de usar a linha e a mancha como elementos construtivos de um desenho de forma autónoma mas complementarem-se em simultâneo, construindo uma imagem em que duas técnicas de abraçam de forma lógica, contínua e suave. Escolhendo um objecto de maquinaria não o começariam a desenhar numa primeira instância mas sim uma mancha suave para explicar o seu enquadramento; ao deixar secar essa primeira camada de cor, avançar para o desenho e partir daí, começar a escurecer sem recorrer ao preto e ao cinza mas sim à cor complementar da primeira cor base escolhida, neste caso concreto, o laranja for escurecido com azul e as sombras foram dadas com mais pigmentação azul com algum ocre para formar a mancha escura que define a nossa luz, que foi mantida a branco.
Depois de tudo isto, implementar as regras de composição descritas no primeiro esquema, com preocupações de manter a linha solta e intocada pela cor, para esta realçar com a mancha que está por trás, dando-lhe volumetria. Não era fácil mas era essencial perceber o papel das duas técnicas e como elas funcionam em separado, mas ao mesmo tempo juntas no mesmo contexto, bem como a construção de cores e misturas para não recorrer ao preto que destrói o pigmento.
Gostaríamos de aproveitar este post para os que quiserem esclarecer duvidas o possam fazer, comentem, enviem mails ou contactem-nos no facebook, teremos todo o gosto em finalizar o nosso workshop via online porque muitas vezes, o tempo foi escasso para tanta informação. Muito obrigado mais uma vez e até um próxima ;)
PS podem ver mais fotos no post no blog pessoal do André Baptista, aqui:
http://andreduartebaptistaarq.blogspot.pt/2016/01/workshop-curto-circuito.html