Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Castelo Torres Vedras

Local privilegiado em termos defensivos, este castelo é na actualidade um jardim de ruínas e plantas cheio de valor histórico, religioso e paisagístico.
Deste lugar conheço centenas de enquadramentos e num domingo de sol resolvi experimentar registar alguns, num segundo dia tinha ideia de registar algumas vistas mas apenas desenhei uma, o lugar é bastante exposto ao vento e as mãos já gelavam.
Paisagens muito complexas não me parecem nada fáceis mas às vezes alguns elementos próximos e os limites do horizonte parecem ser quase suficientes...




Durante as invasões francesas, este castelo foi utilizado na primeira linha de defesa do sistema defensivo Linhas de Torres, possuiu 11 peças de artilharia e protegia a zona em conjunto com o Forte de São Vicente (a Norte) e o Reduto do Outeiro da Forca (a Este).

5 comentários:

Ana Crispim disse...

Gosto imenso... de todos os registos!!!

Teresa Ruivo disse...

Excelentes!

Unknown disse...

Excelentes.. Mesmo. Parabéns , é um orgulho ver o nosso castelo répresentado desta forma. Obrigado

Maria Celeste disse...

...lindos e fazem recordar o que se passou 200 anos atrás...

Marcelo de Deus disse...

LINDÍSSIMOS