Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

domingo, 27 de setembro de 2015

(A) Riscar o Património em Torres Vedras

Hoje fui até ao Maxial-Torres Vedras mais especificamente na Fabrica de Cerâmica da Ermegeira. Podia passar uma semana aqui que teria sempre assuntos para explorar e desenhar. Comecei por divagar pela fábrica para sentir o espaço. A Teresa propôs como desenho realizar uma panorâmica. Eu queria muito desenhar a fábrica mas também queria desenhar o edifício anexo. Por isso fiz este desenho que tem uma perspetiva bastante forçada. Mas o desenho é isto mesmo ir aos limites da perceção para colocar no papel o  nosso ponto de vista.

Depois fui para o interior e comecei a desenhar as traves do telhado. Muita informação visual deixou-me com a cabeça a andar à roda. Por isso decidi focar-me em pequenos detalhes, relíquias que fui encontrando. Tenho um grande fascínio por cabos interruptores e coisas que se encontram nestes sítios. Foi difícil escolher.

Durante o Almoço fomos até à antiga fábrica da Macieira. Durante o almoço (na realidade foi uma sandes) fiz estes dois desenhos. Desenhar faz bem à dieta.



Depois do almoço regressámos à Fábrica de Cerâmica da Ermegeira. Ao chegar tive uma enorme vontade de desenhar este lado. Durante a manhã tinha estado do lado oposto. Comecei às duas e pouco e terminei perto das quatro. Foi uma viagem extraordinária. 

7 comentários:

Mário Linhares disse...

Excelente trabalho! Os teus desenhos estão cada vez melhores...

jeanne disse...

fantásticos!

Rosário disse...

Gosto muito dos pormenores!

nelson paciencia disse...

Bons desenhos António!

Manuela Rosa disse...

Admiro o teu trabalho sempre a evoluir!

Maria Celeste disse...

...trabalho motivado e excelente...

Ana Crispim disse...

Gosto muito de todos!!! Os cabos e interruptores estão fantásticos!!!