Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

domingo, 9 de agosto de 2015

Encontro de Lisboa

Este registo proporcionou em 25Jul 15 um Encontro das sketchers Alejandra Cabrera Astorquiza (franco- chilena) e Evelyn, ambas de visita a Lisboa, vindas de Paris, com os nossos USK.  O  início do encontro formalizou-se junto a Sé de Lisboa seguido de passeio  a pé e de desenhos em Alfama,  terminando essa primeira parte da manhã no Largo de Chafariz de Dentro. 

Fig 1. MUSEU DAS ARTES DECORATIVAS

Assim sendo, sob a batuta de Pedro Loureiro apreciamos o panorama num dos notáveis miradouros de Lisboa - Portas do Sol, com enchente de turistas. O referido organizador, solícito,  não deixava de estar atento a nossa presença dando.nos informações adequadas. Conduziu-nos pelas ruelas estreitas de Alfama, deu-nos a conhecer as fachadas de Museus importantes como das Artes Decorativas e o do Fado, enquanto que ele próprio também assentava o interessante percurso no respectivo diário gráfico com linhas bem elaboradas.

Nas ruas onde nos encontrámos, para além de autocarros, de viaturas comuns , de eléctricos, incluindo os vermelhos, deparamos com os  táxis e sobretudo o transporte turístico deste século  - o tuk tuk .

Fig 2. Um ágil tuk tuk deste século...

Fig 3. Dois transeuntes

Fig 4. Fachada  do MUSEU DO FADO

De seguida foi o tempo de almoço dos desenhadores que escolheram  como opção da longa lista portuguesa de cardápio,  sardinhas da época, grelhadas a carvão no fogareiro ao ar livre que lançava muita fumarada para a mesa dos presentes. 

Assim foi esta primeira parte do dia. 

Após o almoço, os desenhadores juntaram-se na Praça do Comércio com outros USKP, que era orientado por E Salavisa e todos partiram para o Rossio. Pelo evento até aqui. agradeço a Pedro Loureiro ter-nos proporcionado, tanto quanto possível, momentos de lazer e de cultura aprazíveis.

3 comentários:

Maria Celeste disse...

...gosto desta divertida reportagem...

Maria Celeste disse...

...gosto desta divertida reportagem...

zeta disse...

MCeleste agradeço o comentário.