Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sexta-feira, 17 de julho de 2015

sketchbook therapy transumância parte 1








Como já foi referido anteriormente, eu, o Tiago, o Hugo e a Ana, tivemos o privilégio de sermos os desenhadores de serviço da festa da transumância deste ano em Seia.
Nesta 1ª parte estão os meus desenhos possíveis, que sintetizam o percurso desde a saída do centro de Seia, até à paragem para a merenda nas Casas da Ribeira.
Ter a responsabilidade de criar um conjunto de desenhos que pudessem ser um testemunho contextualizado do acontecimento, foi um desafio enorme, na medida em que, grande importância do evento está na caminhada serra acima. 
Ora, um dos defeitos do meu desenho é que não é muito intuitivo, nem impulsivo e portanto precisa de tempo, o que criou em mim uma angústia enorme de ter que decidir, a bem dizer em tempo real, o que seria importante ou não registar. Desenhar e caminhar ao mesmo tempo, como fizeram o Hugo e a Ana, não está nas minhas capacidades. Para além disso, como manter um carácter de reportagem nos desenhos, sendo que muito raramente tenho essa atitude nos meus desenhos em cadernos?
Com algum trabalhinho a posteriori, aqui ficam os resultados.


8 comentários:

Maria Celeste disse...

...desafio conseguido...
...produção de ex-libris em tempo record com princípio ,meio e fim em jeito de reportagem...
...está fabuloso...

Eduardo Salavisa disse...

Desenhar também é seleccionar o que se desenha. Estão lá algumas das características dos desenhos de reportagem. Quanto a mim.

Pedro disse...

É de facto uma reportagem difícil de fazer, mas os resultados foram ótimos.

Ana Crispim disse...

Além da reportagem também gosto imenso das composições...

nelson paciencia disse...

Também acho o resultado óptimo.

Miú disse...

Muito especiais, estes desenhos com um certo pendor surrealista.

Teresa Ruivo disse...

Que bons! E que bela reportagem!

USkP Convidado disse...

obrigado pelos vossos comentários :) espero que os desenhos da parte 2 sejam para vós, no mínimo tão interessantes como estes :)