Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

terça-feira, 5 de maio de 2015

Viagem à Polónia #6 Comida de Cracóvia

Excerto do meu texto em Diários de Viagem 2: Desenhadores-viajantes:


"Na Polónia, a comida é deliciosa e barata! Em parte, virtude da existência dos Bar Mleczny, ou bares de leite, espécie de cantinas, subsidiadas pelo estado, que servem refeições substanciais baratas. O Polakowski é uma reinterpretação ultra-decorada desses lugares caracteristicamente polacos. Os pratos, simples, mas pesados em molho, lacticínios e couves – rechonchudas kielbasas, pungente bigos, grosseira golanka ou massudos pierogi – são ideais para operários, estudantes, reformados, ou viajantes que caminham quilómetros a fio.


Depois de algumas cervejas e wódkas a altas horas da noite, as ubíquas e simples zapiekankas tornam-se pitéus dignos da intelligentsia, dignos equivalentes de um falafel ou uma bifana.


3 comentários:

Filipe Pinto disse...

Os desenhos estão giros e tal, tudo bem. Mas já estou farto de olhar para o ecrã. Quando é que a gente vê o livro!!??

Suzana disse...

Ora isso era uma boa ideia :)

Pedro Loureiro disse...

Obrgado!

Filipe: o livro já anda por aí, é o coordenado pelo Eduardo Salavisa, mas decidi publicar aqui nos USkP os desenhos que fiz. Cá vai o link:

http://www.quimera-editores.com/store/product/0/104396/diarios-de-viagem-2

http://pedromacloureiro.com/2015/01/diarios-de-viagem-travel-journals/