Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

domingo, 1 de março de 2015

BAIRRO DE ALVALADE_ MERCADO DE LEVANTE_SUL_I

Fui à procura de recantos de Alvalade dando cumprimento ao estipulado no edital e no mapa constantes do CONCURSO publicado no blogue dos USKP. Nestes termos, considerei de algum interesse postar desenhos meus relativos ao tema proposto.

Assim, desloquei-me ao MERCADO DE LEVANTE, um espaço livre da rua, género feira, aberto de manhã e que à tarde, após o fecho das actividades de mercadoria,  transforma-   -se num local de estacionamento de viaturas. 

Tal zona parece ser mais maneirinha, mais humanizada ao invés da maioria das grandes
Fig 1. VENDA DE PRODUTOS: FLORES

empresas comerciais dessa redondeza. Uma das vendedoras, uma senhora da banca das flores prontificou-se a dar-me indicações da evolução das obras em curso, há muito aguardadas com projectos ainda em fase de estudo. O alargamento desse espaço obedece a um critério:
      - Sabe a senhora o que é Orçamento Participativo de 2014? - inquiriu-me a Vendedora da banca de flores. Deu-me um panfleto elucidativo emitido pela Junta de Freguesia de Alvalade, onde se esclarece a futura decisão a tomar sobre REQUALIFICAÇÃO DO MERCADO DE LEVANTE - Alvalade Sul (onde se situa esse outro mercado da Zona) e que os  votos do "povo", julgo eu,  irão ser determinantes.

Os produtos, segundo a mesma pessoa com quem falei, são diariamente frescos e vendidos não havendo lugar para guardar no frigorífico sendo então renovados com esse escoamento de negócio no mercado.

Também vai aqui mais uma informação curiosa do mesmo local do Mercado de Alvalade_ Sul, (Lx). Fig. 2.
Fig 2. PÊRAS COM LACRE NA PONTA DOS PEZINHOS.

2 comentários:

Rosário disse...

Estes sítios são um encanto para desenhar!

zeta disse...

Local aprazível de facto para desenhar e contactar com pessoas humildes e simpáticas. Agradeço o comentário, Rosário.