Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

FINALMENTE O DESAFIO EM CINCO DIAS....

DIA 5_publicado em 14 Jan 15.

Enfim, cheguei aos meus registos do 5º. Dia...

Estes últimos trabalhos apresentados foram feitos no primeiro e no segundo períodos deste ano lectivo 2014-2015 na ESCOLA DE MÚSICA DO CONSERVATÓRIO NACIONAL. 
Correspondem às aulas de Dança Contemporânea, um deles no momento inicial da aula, escutando a professora que dava indicações aos alunos junto da TV com gravações adequadas, ferramentas essas aplicadas nesse passo pedagógico. Um aluno treina sozinho; outro registo consta das actuações dos jovens em plena aula e, por último o espaço da sala com diversos equipamentos ente os quais o piano de cauda (necessário para outras aulas), apetrechos e pertenças dos estudantes daquela disciplina.

Como última fase deste meu DESAFIO, aproveito para agradecer aos jovens modelos e à sua professora pela permissão e adesão a esta actividade como membro dos USKP assistindo às aulas de 2014-15. Tal presença da minha parte teve apenas a finalidade registar o capítulo de "MOVIMENTO" em Diários Gráficos tendo em conta exercícios práticos dum difícil tema visual.O ambiente em que a actividade está inserida julgo também ser importante.
Os promotores dessa presença na EMSN (Mónica Cid e ESalavisa) têm igualmente uma palavra de congratulação porque facultaram a permissão de frequência nas aulas, obrigando-me a deslocar e a trabalhar nesse capítulo, tentando aperceber-me com os respectivos estudos publicados por estes citados Mestres as posturas rápidas dos bailarinos, cedendo outros exemplos com imagens desse tema postados oportunamente, de outros elementos participantes muito conhecidos nesse meio ou não.
Ainda agradecimento à desafiadora que duma forma muito subtil me forçou aos registos, sobretudo "obrigou-me" a chegar à conclusão deste Desafio com muitos momentos de impasse mas consegui ultrapassar todos os empecilhos e culminar com este desfecho. O óbice nesse caso não seria fazer bonitos desenhos, porque melhorar quer queira quer não isso será óbvio, mas participar e de modo constante, isso sim...Nesse campo,com este Dia 5, julgo que não a deixei mal...





2 comentários:

Maria Celeste disse...

...muito bem Zeta...

zeta disse...

Obrigada, Celeste.Parece-me que vêm aí mais desafios...