Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Hesitações

Há qualquer coisa em ter um caderno de bolso barato que me faz sentir bem mais solto. Comprei um moleskine A5 para aguarela que ainda não consegui começar. Porque meti na cabeça que todos os desenhos que lá fizer têm de saír todos com boa pinta e feitos com tempo, o que faz com hesite em utiliza-lo no dia a dia. Ao mesmo tempo, comprei um A6 na Tiger por 2 Euros. É o caderno para andar no bolso, que uso em qualquer situação, nos transportes, numa sala de espera, quando não tenho a certeza se vou conseguir desenhar algo ou não. Enfim, não sinto qualquer pressão... bom, não sei se me faço entender, mas ficam aqui dois sketches rápidos, feitos no tal caderno de bolso.

Homem a ler no comboio, na Linha de Cascais. Possivelmente uns 7 min, o tempo do percurso Cais do Sodré-Belém.

A minha Mãe. O sketch foi para aí de 1 min, pois ela estava a fazer o jantar e apenas veio à sala espreitar as notícias (enganei-me no mês, devia ser 11)

8 comentários:

artepacja disse...

compreendo perfeitamente o que dizes... a mim acontece-me o mesmo. Desta maneira os desenhos saiem muitos mais expontaneos e até provamos novas maneira de desenhar sem darmos por isso. gosto muito do estilo como desenhaste a mae.

USkP Convidado disse...

É isso mesmo que quero dizer, obrigado pela empatia eheh ;)

Teresa Ruivo disse...

Subscrevo totalmente...é o que chamo 'intimidação da gramagem'...

USkP Convidado disse...

Gosto da designação Teresa! É bom não ser o único a padecer dela :P

Maria Celeste disse...

...também só me sinto à vontade para desenhar em cadernos baratos...
...é melhor fazermos uma terapia de grupo..

Henrique Vogado disse...

Os cadernos mais baratos ficam muito ricos, cheios de experiências que não temos coragem de fazer nos cadernos mais caros.

Todos hesitamos um pouco na primeira folha.

USkP Convidado disse...

Já estamos a ficar com uma boa amostra para fazer um estudo de caso eheh! Acho que vou usar este vosso feedback como embalo para fazer logo um gatafunho qualquer no Moleskine e deixar a primeira folha para trás!

Rita Caré disse...

É por isso que costumo andar com 2 cadernos! Uso consoante o estado de espírito ou o "objecto" observado.