Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sábado, 20 de dezembro de 2014


69º Encontro de USK no Solstício de Inverno no jardim Gulbenkian.



Foi hoje com um dia de sol de Inverno, magnífico nos jardins da Fundação Gulbenkian que se realizou com entusiástica afluência o 69º Encontro de Urban Sketchers  no âmbito das actividades "Encontros no solstício".



A afluência foi grande e bem disposta e de grande entusiásmo na exibição dos novos crachás dos USK que, claro está, tiveram grande sucesso.


Foi grande a concentração de "artistas por metro quadrado", assim como foi grande a qualidade dos trabalhos.



Mário Linhares


Manuela Rolão


Cláudia Mestre


O primeiro registo saiu-me bastante invulgar...


Ao instalar-me para desenhar, a natureza fez questão de me indicar o que fazer, projectando nas páginas do meu caderno as sombras dos ramos das árvores, que rapidamente decalquei a lápis nas folhas do moleskine A3 que reservo para grandes espaços. Depois do contorno feito limitei-me a aguarelar com cores inspiradas pela natureza que me rodeava. E assim participei de uma nova experiência





Este foi o segundo desenho que fiz.


 Um recanto logo á saída do átrio do grande auditório, com uma atmosfera muito tranquila e serena, embora impregnado do frio do final de uma tarde de Inverno... fui terminá-lo já no conforto do pequeno bar do jardim.



Deu-me imenso prazer fazer este desenho que não considero acabado... não sei se ficará por aqui...




É este o lugar.















E no final as despedidas. Estamos prontos para os desafios do próximo ano 2015, que a todos desejo que seja cheio de Alegria e Abundância.

8 comentários:

António Procópio disse...

Bela Reportagem!

cláudia mestre disse...

És um repórter fantástico!! Obrigada pela partilha :)

hfm disse...

Bela reportagem! e gosto tanto dos desenhos.

Manuela Rosa disse...

Acho que podes ser o repórter oficial dos UskP! Obrigada por me "apanhares" para mais tarde recordar!
Os desenhos e experiências estão magníficos!

USkP Convidado disse...

Que belo post!

nelson paciencia disse...

Concordo com a Manuela, o César deveria ser o nosso repórter oficial. Vela reportagem.

matilde disse...

Belas arvores.

Mário Linhares disse...

É bom ver isto assim.