O desenho em baixo é da Helena Monteiro no 1ºencontro de Diários Gráficos. No desenho está escrito: “encontro de desenho de blogers”. Nessa altura a Helena era só e ainda hfm, sem mais, e a designação “Urban Sketcher” ainda não tinha aparecido.
Esperemos que a Associação USkP sirva para aumentar o “espírito Urban Sketcher”, seja lá o que isso for, e não para o diminuir.

11 comentários:
Pois é interessante como tudo é apresentado como facto consumado. Vamos ser uma associação e pronto. Que interessante seria, se tivesse sido apresentada uma proposta, colocada aqui a discussão a todos os participantes.
Envia-se a proposta de adesão e aderimos ou não.
Era interessante conhecer os estatutos da dita associação e perceber porque e para que pensam usar o dinheiro recolhido com a anuidade paga. Também é interessante saber que pessoas que dinamizaram encontros, e são activos protagonistas, de nada sabem.
Só pela forma fechada e nebulosa como foi conduzida, decidi que não me irei associar.
Também gostei que o Eduardo Salavisa me tenha garantido que eu poderia na mesma publicar no blog e participar em encontros...é muito generoso da vossa parte.
Alguém sabe ou pode explicar-me o que se está a passar? É que hoje, após a divulgação do 68º Encontro (Lourinhã), recebi mensagens muito pouco simpáticas acerca do futuro dos USK PT e agora vejo que algo de estranho se está a passar. Julgo que este clima de crispação de nada valoriza este grupo de pessoas para quem o desenho deveria ser um elo de união. Obrigado
Olá Rita. São questões pertinentes que esperamos esclarecer. O encontro também vai servir para isso. Queremos uma Associação participada e transparente. A constituição de uma Associação sem fins lucrativos implica tantos procedimentos que era impossível fazê-lo com todos os participantes deste blogue. Apesar de ter sido eu a responder ao primeiro email (o segundo ainda não houve tempo para a resposta) a resposta foi conjunta de todos os fundadores da Associação,
Não sou (ainda) membro da Associação, mas vou ser. Não faço parte da direcção nem conheço os detalhes que lhe deram corpo, e por isso estou à vontade para expressar a minha opinião.
Imaginem se por exemplo abríssemos neste blog a discussão sobre onde deveria ser, e quando, o próximo Encontro de USKP. Imaginem quantas sugestões apareceriam, do Minho ao Algarve, sítios e mais sítios. Depois como se votava, quem controlava, e para quê? No final haveria zangas e amuos, por se privilegiar A ou B. Haveria gente que deixava de ir. Se fosse assim não existira esta dinâmica invejável do nosso grupo, com tantos e bons encontros, talvez até já tivéssemos desaparecido. Tenho a certeza que a Associação surgiu para dar resposta a um conjunto de necessidades, e por existir não vai seguramente piorar ou prejudicar ninguém. Pelo contrário, tornará melhor aquilo que de tão bom temos tido o privilégio de receber deste grupo.
Espero que a Associação crie grupos de trabalho, cada um de nós poderá participar de forma efectiva, naquilo em que cada um seja melhor e mais competente. A organização nunca foi uma condição negativa, e aqui também não vai ser.
Neste Encontro do CCB vou levar um testemunho,de como seria impossível concretizar um desafio a que me propus, sem existir uma Associação por detrás que o suportasse. Agora sei que vai ser uma realidade.
Confesso que sabia apenas que a formação da associação estava em curso. Desconhecia que já estava formada e muito menos que já havia corpos directivos e sócios. Fiquei a saber de uma forma bastante estranha. Julgo que quem por aqui anda, fá-lo por paixão ao desenho e por vezes essa paixão é tão grande, que esquecemos que há coisas que só se explicam, explicando e de preferência por escrito.
1º gostaria de fazer uma declaração de interesse, não sou sócio, já que não tenho qualquer informação ou indicação de como o poderei fazer. Toda a informação que me tem chegado nos últimos dias é bastante fragmentada e pouco esclarecedora. Diria mesmo, pouco digna deste grupo.
2º Julgo que uma informação tão importante deveria ser divulgada neste blogue, que é a única plataforma de união entre todos aqueles que se consideram urban sketchers. Não confundir discussão com divulgação. Caso essa divulgação/explicação tivesse existido, teríamos evitado este clima zanga e amuos.
3º Não vou opinar sobre a legitimidade dos dirigentes, ou dos moldes da Associação, enquanto não tiver informações "oficiais" acerca deste assunto. A única coisa que sei é que o Eduardo pertence e bem, a esse corpo directivo. Independentemente das pessoas que estejam à frente do projecto, merecem o meu apoio, contudo, continuarei a apontar os aspectos que devem ser melhorados e a comunicação deve ser uma prioridade.
4º Não se esqueçam que apesar de sermos um país pequeno, devemos ser aquele que tem mais urban sketchers por m2, segundo as ultimas "sondagens", andávamos perto dos 300. Julgo que só temos a ganhar se conseguirmos unir todas estas pessoas num projecto colectivo.
Bons desenhos para todos
Abraço
A Associação aparece porque é preciso dar um corpo jurídico ao grupo. Por causa, por exemplo, de contribuições em troca de desenhos, para sermos interlocutores com outras instituições, enfim, para não sermos “apenas” um blogue.
O anúncio da constituição da Associação será em Belém no 66ºEncontro e está anunciado no blogue. Mas, para não ser só na altura explicado o que era e em que consistia, enviámos às pessoas que constam da lista do email, (não temos o email de toda a gente) um documento.
A Associação foi fundada só por algumas pessoas, as que eram indispensáveis para o fazer juridicamente. Dá muito trabalho burocrático e era muito difícil fazê-lo com muita gente.
A questão da quota foi muito debatida e optámos por uma quota simbólica (1 euro por mês) para fazer face a algumas pequenas despesa.
O espírito de grupo de pessoas que gostam de desenhar e partilhar os desenhos mantém-se e, esperamos, que se fortaleça com a contribuição do máximo de pessoas.
Eduardo,
O e-mail é completamente vago,não explica absolutamente nada. Somos confrontados com tudo decidido e seremos informados a seu tempo e temos a opção de não nos associar. Não têm e-mail de pessoas que ajudaram a organizar encontros?
Ainda bem que quota foi muito debatida, como tudo o resto, foi muito debatido entre um pequeno núcleo de pessoas.
Têm orgãos dirigentes, estatutos e não merecemos conhecer nada de como a Associação vai funcionar? enviam só a ficha de adesão? Isto não cabe na cabeça de ninguém, e não me parece que tenham grande segurança nos vossos argumentos ou teriam feito a coisa de outra forma, bem mais aberta.
Vou-me abster de comentar porque ainda sou novo por aqui, mas não posso deixar passar sem dar uma sugestão... Acho que o espaço de comentários devia estar reservado apenas para o desenho. Este tipo de discussões (que devem existir) estavam bem num fórum e/ou num grupo de Facebook. Fica a sugestão. Quanto ao encontro, irei tentar marcar presença. Força para o futuro ;)
Tornei-me numa pessoa melhor desde que comecei a desenhar. Andava sempre a correr, raramente tinha tempo para os outros, irritava-me facilmente. Com o desenho abrandei e passei a ouvir, a ouvir mais e melhor. Acho que devemos parar e ouvir o que os nossos parceiros de desenho têm a dizer sobre a associação. Desenhar é descomplicar, desenhemos e escutemos.
Estamos à escuta, infelizmente não se ouve nada do outro lado. Vão esperar pelo encontro de dia 23? e quem n poder ir, não recebe informação?
Desenhar pode ser descomplicar mas viver em sociedade, em comunidade é bastante complicado e não adianta fingir que não é.
Enviar um comentário