Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

domingo, 2 de fevereiro de 2014

ILUSTRANDO...

Abordagem de plantas várias existentes no espaço do Museu e de um exemplo de uma árvore de fruto (Fig.1.)

Já há algum tempo, presenciei para além de várias exposições, lançamentos de publicações de Sara Simões. Agora estive numa das actividades promovida pela jovem Ilustradora. Assim sendo, ontem dirigi-me à Casa da Cerca (na Almada velha). No final, cerca de dez minutos antes de terminar a sessão, fui em busca de novo exemplar de planta ou de árvore para aplicação do tema de ilustração desse sábado.
Sempre há algo mais a aprender. Com uma boa orientação da Sara, para além de visualizar uma bela paisagem (de Lisboa ao longo do Tejo), de estar em contacto com outras pessoas, de desfrutar um espaço sublime, beneficiar da  proximidade  de um jardim com vegetação ímpar, tão bem cuidada da Casa da Cerca, julgo que valeu a pena lá ir.
Baseei-me num texto como guião (orientado pela Sara). Logo, juntando aos meus anteriores conhecimentos, esses últimos  princípios e indicações assimilados servir-me-ão para futuras intervenções a nível científico. 
Não utilizei tintas mas desenhei com uma BIC preta.
Fig. 1  -  ESTUDO DE UMA AMEIXOEIRA
ET- A título extemporâneo, é de registar que a Sara não descuidou a atenção merecida ao seu  lindo filho que também esteve presente do princípio ao fim da tarde e o bébé portou-se muito bem.

6 comentários:

cláudia mestre disse...

Bonitos registos!

Maria Celeste disse...

...e até desabrocham já umas florinhas...
...está lindo,Zeta...

Suzana disse...

muito bonitos :)

Luís Ançã disse...

Zeta, sempre muito perspicaz.

hfm disse...

Gostei. Muito.

zeta disse...

Agradeço todos comentários.