Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Midsommar

O Midsommar, a celebração do solstício de verão é, para os suecos, a festa mais importante depois do Natal (que curiosamente corresponde ao solstício do inverno - há aqui qualquer mensagem secreta pagã, aposto).


Na véspera, em Ales Stenar (literalmente "Pedras de Ale"), um monumento megalítico da idade do ferro no canto sudeste da Skåne, algumas dezenas de pessoas reuniram-se ao pôr-do-sol para ver o alinhamento do astro-rei com a geometria rigorosa do dispositivo pétreo. A banda filarmónica de Ystad - composta exclusivamente por sexa- septua- e provavelmente octogenários - veio dar música à reunião, com um repertório de músicas do cancioneiro sueco em a capella.


No dia seguinte, raparigas vestidas de branco, coroadas com flores, regressavam de autocarro dos jardins de Lund, enquanto nós nos dirigiamos para uma festa de jardim de um amigo. Uma mesa comprida de madeira, petiscos vários (incluindo deliciosos arenques fumados), bebidas várias (incluindo Aquavit, a aguardente sueca com sabor a endro), bolas de praia e outros jogos de ar livre fizeram a tarde solarenga passar alegre.


Se tudo isto é o equivalente sueco a um dia na praia em Portugal, então o Kubb deverá equivaler à petanca. O Kubb é um jogo de arremesso em que duas equipas competem para derrubar algumas peças de madeira em determinada ordem. Com alguma Aquavit já devidamente emborcada, tudo aquilo parecia um misto entre petanca e os pauliteiros de Miranda.

3 comentários:

nelson paciencia disse...

Super desenhos e reportagem!

Maria Celeste disse...

...sabe bem uma reportagem de um acontecimento feliz...
...gostei ...

Pedro Loureiro disse...

Obrigado! :)