Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

domingo, 26 de agosto de 2012

Ilustração científica com Pedro Salgado

Este fim de semana participei na Mata da Machada, Barreiro, a um workshop sobre Ilustração Científica com o professor Pedro Salgado. Biólogo e ilustrador, gostei muito de ouvir e ver sobre essa área da ciência e desenho.


Vimos trabalhos preliminares, finais e filmes sobre expedições efectuadas pelo Grupo do Risco. Fiquei motivado para olhar e desenhar um pouco da fauna e flora que nos rodeia, observar de maneira diferente uma árvore ou um peixe. Excelente a capacidade de divulgação e de motivação do Pedro Salgado. Ainda o apanhei num esboço quanto houve um problema no filme sobre a expedição amazónia que não queria correr no portátil.

Mais sobre o workshop aqui.

6 comentários:

hfm disse...

Bela experiência seguramente!

Manuela Rosa disse...

Ai se eu soubesse! Espero ver os teus desenhos!

Maria Celeste disse...

...e um urbansketcher não perde o sentido da oportunidade...
...e desenha a espera...

cláudia mestre disse...

Gostava muito de um dia experimentar um workshop de desenho científico com o Pedro Salgado. Já fui à Mata da Machada a um pic nic. É um sítio que dá vontade de desenhar. Publica lá os teus desenhos.

Mário Linhares disse...

Que pena não saber para poder ter divulgado aqui no blog...
E gostava de ter ido, claro!

Henrique Vogado disse...

Lapso meu não ter divulgado. Espero que o Pedro Salgado faça de novo no próximo verão. Descobri que tb havia feito em 2011. Vou estar atento e avisar de outras iniciativas.

O workshop apenas abre o apetite. Para desenhar precisa de mais do que 2 manhãs. Mas foi uma janela que se abriu para desenhar a natureza.