Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

domingo, 11 de setembro de 2011

EXPOSIÇÂO_"SOBRE-NATURAL_10 OLHARES SOBRE A NATUREZA"_SET_0

Este portal está localizado na zona de Almada. Por lá foram expostos exímios trabalhos científicos de desenhos reportados a elementos que encontramos na Natureza.


O tema exibido “SOBRENATURAL- 10 OLHARES SOBRE A NATUREZA” repercute a linguagem de artistas e de ilustradores científicos deste século.

Muitos olhos viram, mas paralelamente, utros dedos puderam "ver, sentir" e mesmo "ouvir" a textura de determinados suportes em MDF colocados em algumas paredes daquela casa e ao mesmo tempo decifrar em Braille as mensagens que infelizmente muitos desconhecem. Foi então que lembrei-me das caraterísticas dos suportes e dos riscadores adequados utilizados também durante a minha docência. Na altura, os alunos nem por isso conseguiam estar presentes em exibições de arte nem ao mesmo tempo terem oportunidade de apreciar esse tipo de obras executadas em placas de fibras. Hoje, se calhar  faria um pouco mais aprendendo e ensinando a construir texturas em MDFs.

Os quadros patentes nesse local e desse campo educacional constituíram trabalhos surpreendentes de DOMINGOS LOUREIRO.

Fora deste contexto, a CASA DA CERCA é um espaço encantador que sugeria uma visita para quem como eu, ainda desconhecia.

Sem comentários: