Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Vendedora de oregãos




Fui com a minha mãe e avô às Caldas da Raínha para ver a exposição sobre as Berlengas e aproveitei para ir ao mercado. Bonitas abóboras, fruta cheirosa, ervas aromáticas e hortaliça que são um regalo para os olhos...E as personagens que aí se encontram ainda parecem saídas dos quadros do Museu José Malhoa.
Comprei dois molhos de orégãos a esta senhora. Ao fim da tarde, na central de camionagem, voltei a reencontrá-la à espera de um autocarro, tal como eu. Ainda consegui trazê-la no caderno, apanhada com uma linha de grafite e umas cores misturadas rapidamente a partir de três pastilhas de aguarela de cores primárias.

Os orégãos viajaram no saco à mistura com o casaco do meu avô, que levou o cheiro. Ao chegar a casa, surpresa: os pézinhos exteriores do molho eram verdes, bonitos e cheirosos; MAS por dentro haviam um quantos pés velhos, negros e sem aroma, a servir de enchimento. Manhas de vendedor...

Outra curiosidade do dia foi ter encontrado, no expresso de volta para Lisboa, a Zeta. Tal como eu, ela foi às Caldas de propósito para ver a exposição. Assim conheci mais uma simpática urbansketcher e, com a conversa toda, a viagem para Lisboa fez-se num instantinho.

1 comentário:

zeta disse...

Presente! Eu a acabar de postar o Challenge XXIX e não é que logo de seguida aparece a Vendedora de Óregãos?!Também parece ser outra curiosa coincidência...
Realmente no percurso bem me parecia que vinha um bom cheirinho. Mas agora a sério, também gostei de conhecer a muito dotada Ilustradora e a simpática Família.
Por múltiplos aspectos valeu a pena a deslocação a Caldas.Dentro em breve penso postar imagens sobre esta curta viagem, uma vez que parto para outra e o tempo é limitado. Obrigada pelo comentário.