Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 13 de abril de 2020

WEBOFICINA #18 – DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO


WEBOFICINA #18 – DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO

Bom dia!
Desde o início da quarentena que estou no alentejo com o meu marido e a minha filha, porque temos a possibilidade de trabalhar remotamente.
Nesta casa, estamos rodeados de objectos que não foram comprados por nós. Objectos dos nossos pais, avós, bisavós e até trisavós. Objectos velhos, reutilizados, recuperados, remendados, que continuamos a usar no nosso quotidiano e que servem muito bem (para mim, a maior parte são lindos com os seus “defeitos”).
Nestes dias de isolamento, para além de muitas outras reflexões, tenho pensado na importância de valorizar as coisas que temos, prolongando a sua utilização.

Proponho que, numa dupla página, façam uma composição gráfica desenhando objectos, preferencialmente utilitários, que ainda estejam a uso e escrevendo o que quiserem sobre eles:
- objectos que vos tenham chegado às mãos vindos de outras gerações;
- objectos que tenham há muito, muito tempo;
- objectos que se estragaram e foram recuperados;
- objectos que tenham “defeitos” mas que continuem a ser usados;
- outros objectos ou situações que considerem estar dentro deste contexto.

Utilizem materiais e técnicas à escolha. Na minha composição utilizei:
- nos desenhos dos objectos, uma esferográfica BIC Cristal 1,6mm;
- na escrita, aguarela e pincel com depósito de água.

Bom trabalho!



12 comentários:

Rosário disse...

Este desafio é a tua cara! Bjs

Alexandra Baptista disse...

Que interessante. Até já.

Manuela Rosa disse...

Muito bom!
Vou partir à descoberta!

abnose disse...

Acho que é a #weboficina18

cláudia mestre disse...

Pois é a 18! Baralhei-me com o dia (hoje é dia 13). Obrigada!
Estou curiosa para ver os vossos desenhos!

Ana con eicao disse...

Belíssimo! So podia ser teu, este exercício:)

Fernanda Lamelas disse...

Maravilha!!

Isa Silva disse...

Hum vou ter de ir buscar objectos que estão guardados :-) Assim q puder, desenho. belo desafio.

L.Frasco disse...

Tão simples e tão rico. O teu desenho e a tua proposta, Cláudia.
Tou com pica para esta oficina!

Teresa Ruivo disse...

Tanto para desenhar, e com tanto significado! Obrigada Cláudia!

José Louro disse...

Que dupla pagina tão linda Cláudia. Adorei

cláudia mestre disse...

Obrigada a todos pelos comentários! Fico contente por terem gostado da minha proposta! E do meu desenho!