Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sexta-feira, 10 de abril de 2020

Web Oficina "2 Cs"


Para esta web oficina proponho que façamos uso de dois elementos dos quais gosto muito e que uso nos meus desenhos: a composição e a cor.

A composição geométrica é um elemento que me ajuda ao escolher uma cena, a organizar os seus elementos para começar um desenho, a cor  ajuda - me  a terminá-lo e a dar-lhe vida.

Estes são elementos que encontramos nas diferentes criações artísticas, que vão desde a pintura, ao cinema, passando pela fotografia, etc ... muitas vezes é através delas que vemos o que o autor nos quer dizer, ao destacar ou não determinados elementos, fazendo com que sentimentos e pensamentos sejam expressados ou simplesmente equilíbrios estéticos sejam apresentados.

Exemplos de composição e uso da cor no cinema e na fotografia.

Exercício:

1ª Fase – Procurar e escolher cena/ composição

O que sugiro nestes tempos de alguma incerteza, é que procurem no vosso local de isolamento social diferentes cenas (pode ser o que quiserem, sejam criativos) com diferentes composições e façam vários desenhos pequenos e rápidos (tipo thumbnails), no final escolham o desenho/ composição que melhor ilustre algo que possa ser dito ao mundo (mensagem) na forma como se sentem e o que vêem perante toda esta situação que estamos a viver. 

Alguns exemplos esquematizados de composições geométricas simples que rapidamente encontrei aqui em casa, mas existem muitas mais… a vermelho está assinalado a que escolhi para desenvolver na próxima fase.

2ª Fase – Desenhar de forma mais detalhada num formato maior e pintar a cena escolhida. 

Como cada um de nós tem uma forma diferente de se expressar, através do desenho e pintura, sejam livres de o fazer usando os materiais que quiserem e que se sintam mais confortáveis.

Nota: Não usar textos no desenho, pois o que se pretende é a expressão através do desenho/ pintura (imagem), sem influência de elementos escritos.

Deixo aqui o meu processo do desenho que escolhi para que vos possa inspirar.

Os materiais que usei foram uma caneta pincel com a tinta sketchink azul (Marlene) para a linha, para as sombras a mesma tinta mas diluída em água, aguarela para colorir, lápis de cor amarelo e uma caneta posca para as linhas brancas.

Nota: Não se esqueçam de publicar com as hashtags #weboficinas #quarentenadesenhada e usar no blog a etiqueta weboficina17.

A continuação de um bom isolamento social, bons desenhos e espero que se divirtam com esta proposta!

7 comentários:

Teresa disse...

Gostei muito desta proposta!
A composição é tão importante... e hoje está tão esquecida.

Vou fazer os diversos exercícios.

Manuela Rosa disse...

Adoro a tia proposta. Vamos a isso!

Manuela Rosa disse...

A *tua, claro! 😁

Fernanda Lamelas disse...

Muito interessante, vamos a ela!!

Alexandra Baptista disse...

Mais um grande desafio a dar que fazer. Obrigada!

Manuela Rosa disse...

Que bom! Claro que vou fazer!

Teresa Ruivo disse...

Ui... composição! Tudo o que não sei fazer! Obrigada por me obrigares a pensar nisso antes de começar a desenhar. Foram grandes dicas!