Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

domingo, 1 de março de 2020

Agenda dos Sketchers - Março 2020



AGENDA DOS SKETCHERS
Março 2020

Musica em Medicina
por Teresa Ruivo


É com muito orgulho que os Urban Sketchers  Portugal colaboraram, desde o início de 2019,  com o Instituto Português de Oncologia no projecto MÚSICA EM MEDICINA, que visa promover a humanização da Enfermaria de Oncologia.
Este projecto passa por trazer diferentes músicos ao IPO, de modo a haver um concerto mensal na enfermaria, ao qual assistem profissionais de saúde, doentes e ... desenhadores.
Na última 4ª feira de cada mês, das 12h00 às 12h30 dois ou três de nós vão desenhar e animar estes concertos e oferecem ao hospital os desenhos originais, para que venham mais tarde a ser leiloados e possam, assim, contribuir para a sustentabilidade financeira do projecto.
São concertos descontraídos, que constroem pontes entre os doentes e o lá fora, que proporcionam momentos de prazer e de bem estar através da música e nos quais o desenho funciona, como de costume, como facilitador da comunicação entre todos os agentes envolvidos, evidenciando o seu inesgotável potencial social e humanitário. 
Fevereiro foi o mês do Camané e este foi um dos desenhos do João Catarino.



(Se ainda te queres inscrever envia um mail para teresa.ruivo@netcabo.pt indicando o mês da tua efectiva disponibilidade)

57º Encontro Urban Sketchers Açores
TIPOGRAFIA MICAELENSE
Por USKP Açores



No passado dia 8 de Fevereiro realizou-se mais um encontro dos urban sketchers Açores desta feita na tipografia micaelense. Situada na rua do Castilho mesmo no coração da cidade de Ponta Delgada virada para o mar. O som do relógio da Matriz parecia fazer orquestra com as máquinas que teimosamente ainda trabalham na única tipografia a trabalhar neste momento.



A tipografia está aberta desde 1947. Actualmente o Sr. Dinis nosso anfitrião é o cuidador desta relíquia desde 1974. É uma sociedade de família. Fazem-se trabalhos comerciais tais como faturas, envelopes,calendários, cartões de visita, postais de natal etc.

(Este artigo foi publicado no Boletim dos USkAçores, uma resenha informativa das atividades que o grupo vai desenvolvendo e que pode ser consultado aqui.)
Sketchus Botanicus: o germinar de uma semente
por Manuel Tavares


O que é o Sketchus Botanicus? É uma série de eventos de livesketching de Natureza, Botânica, Animais, Ciência, etc. Procura juntar urban-sketchers, ilustradores científicos ou quem goste de desenhar ou estar na natureza criando uma espécie de nature/victorian-sketchers.



Tudo começou com um convite do Nuno Prates para desenhar os seus jardins, tendo eu contra-proposto um encontro de sketch. Ele gostou da ideia.
No dia 1 de dezembro de 2019 realizou-se o primeiro evento no Jardim Biblioteca de Botânica e Herbário. Todos gostaram da experiência e manifestaram-me que queriam voltar. O Nuno também adorou e avançámos para um segundo evento, já com o nome Sketchus Botanicus, mas com novos participantes. Nestes 2 meses já se realizaram-se 5 eventos. Para divulgação de eventos e dos desenhos produzidos por quem participa foi criada uma página no Facebook (https://www.facebook.com/sketchusbotanicus/ ) e um perfil no Instagram  (@sketchusbotanicus). Alguns locais obrigam a poucos participantes, devido a limitação do espaço e eu tenho optado por participantes estreantes. Procuro intervalar com eventos maiores para que todos possam regressar e participar. Mais novidades serão anunciadas em breve.



Deixo o convite para que sigam e apareçam nos próximos eventos. Lá estaremos para vos receber. 
Manuel Tavares  - o organizador
Nuno Prates - o anfitrião
#sketchusbotanicus

2020 é Ano de Eleições para Direção.

Vários membros da atual Direção não pretendem fazer parte de listas para o próximo mandato, pelo que é de toda a importância a constituição e apresentação de novas listas para a Direção da Associação. Se possível até ao dia 18 de Março.

Aguardamos também propostas de assuntos por parte dos associados para serem incluídos na Ordem de Trabalhos da Assembleia.

A não existência de um número mínimo de presentes na Assembleia Geral implica obrigatoriedade de marcação de uma nova assembleia.

Solicitamos também que tragam um desenho em folha solta para o leilão no final da sessão.

Para todas as dúvidas que possam ter, não hesitem em nos contactar.

ORDEM DE TRABALHOS

1 – Apresentação e votação do Relatório e Contas relativas ao exercício de 2019

2 – Apresentação e votação do Orçamento para 2020

3 – Balanço das atividades realizadas pela atual Direção durante o seu mandato

4 – Intervenção dos associados

5 – Votação das listas para a Direção

6 – Leilão de desenhos.
 
Um livro decisivo
por Pedro Cabral

Foi em 1998 que o José Lamas (arq), meu professor e amigo, publicou o ÁLBUM DE DESENHOS. Ainda não se falava de urban sketching e eu ainda não desenhava em cadernos, mas já tinha um baú cheio de desenhos em outros suportes. Mal abri o livro e o folheei sofregamente para trás e para a frente percebi que era aquilo que queria fazer. Só anos (muitos) mais tarde foi publicado o primeiro livro com desenhos meus, mas o ÁLBUM DE DESENHOS foi um empurrão fundamental nesse sentido e, sobretudo, no sentido de começar o blog Bonecos de Bolso. 
Passados 22 anos já são muitos os livros com desenhos, já se cunhou o termo “urban sketching”, já se fazem simpósios e a todo o momento se vêm pessoas desenhando pelas esquinas, mas o ÁLBUM DE DESENHOS continua sendo um marco e uma bonita referência. E o José Lamas um professor que recordo com saudade. 

Entrevista a Carlos Fidalgo
Associado nº 360
Profissão: Técnico Qualidade - Produtos Alimentares
Local onde vives: Torres Novas

1. Como descobriste os urban sketchers?  
Viajando rapidamente até à década de 80 do século passado, recordo-me perfeitamente, quando criança, ver um turista estrangeiro a desenhar (tal como nós fazemos agora) na minha terra (Vila Viçosa), bem próximo do Palácio. Fiquei fascinado, tanto que não esqueci!
Há pouco mais de 2 anos, tendo voltado a desenhar com mais frequência, pois o “bichinho” sempre andou por cá, no âmbito das minhas pesquisas e contactos, encontrei nas redes sociais, o USkP e restantes grupos regionais.

2. Com que periodicidade desenhas?  
Não desenho com a periodicidade com que gostaria, devido à correria do dia-a-dia, mas tento desenhar todas as semanas, principalmente no fim-de-semana.

3. Qual o teu local preferido para desenhar e porquê?  
Gosto muito de desenhar na rua. Contudo, adorei a experiência que tive no ano passado, ao desenhar no Museu Municipal Carlos Reis (Torres Novas), no âmbito do (a)Riscar o Património. São vários os motivos, incluindo o facto de estarmos a realizar o 1.º Encontro USk Torres Novas, mas em especial pela paz! Foi uma experiência fantástica!

4. Quando decides acabar um desenho?  
Quase sempre, pouco tempo depois de o começar. Só se não tiver oportunidade.

5. Se pudesses escolher um local para um encontro de urban sketchers qual seria?  
Certamente no meu Alentejo!
Embora já se tenham realizado alguns encontros na minha terra natal, motivos inspiradores é coisa que não falta: - certamente, os mesmos que inspiram o turista estrangeiro…e muitos outros sketchers!
Carlos Fidalgo (Auto retrato)
Colabora com a Agenda dos Sketchers
Estamos sempre à procura de histórias de encontros e actividades dos urban sketchers em Portugal. Se gostavas de ver a tua história aqui, pergunta-nos como podes fazer, enviando um email para uskp.regionais@gmail.com.
Torna-te associado dos USkP. Descobre como aqui.
Segue a página de Facebook dos USkP
 


Drawing Attention

Na Drawing Attention (a publicação oficial dos Urban Sketchers) do mês de Fevereiro podemos ler um artigo do Pedro Loureiro sobre as comemorações dos 10 anos dos Urban Sketchers Portugal. Podem ler o artigo completo aqui.


Encontros


01-03 | Lisboa | DESENHAR POR DESENHAR | Catarina França | USkP
08-03 | Castelo de Torres Novas | 4ºENCONTRO USk Torres Novas |  Usk Torres Novas


Formação


07-03 | Lisboa - Madrid | Diario Lisboa Madrid Diario | Richard Câmara
07-03 | Lisboa | Alfabeto Lisboeta | Mário Linhares
07-03 | Lisboa | CADERNOS DO PARQUE DAS NAÇÕES | Blanca Escrigas | JFPN/USkP
14-03 | Lisboa | Alfabeto Lisboeta | Mário Linhares
15-03 | Lisboa | LISBOA VERDE | Catarina França | CML/USkP

 

Exposições

De 03-02 a 23-03 | Lisboa | Gravuras e diários gráficos de Rosário Félix | Biblioteca/Espaço cultural Cinema Europa

De 03-03 a 13-02 | Lisboa | Bonecos de Bolso no Psicoprato | Pedro Cabral
 

Desafio 108 - Desenhar o som


A publicação mais comentada no desafio do mês de fevereiro é da autoria do Eduardo Salavisa

2 comentários:

hfm disse...

Gosto tanto deste desenho.

hfm disse...

Gosto tanto deste desenho.