Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Agenda dos Sketchers - Novembro 2019

Editorial de Novembro

Outubro foi um mês cheio de eventos dos quais o destaque maior vai para o projecto (a)Riscar o Património (DGPC + USkP) de que damos conta de alguns dos eventos que decorreram por todo o país. Foi também a oportunidade para os Urban Sketchers Torres Novas terem o seu 1º encontro, que esperamos que seja o primeiro de muitos, e também para convidar a Leonor Lourenço para a entrevista do mês.
Este mês decorrem em todo o país exposições de desenhos feitos nos encontros de Urban Sketchers pelo que estão todos convidados a visitar a exposição mais perto do local onde se encontrem.
Bons desenhos ...

A equipa da Agenda


AGENDA DOS SKETCHERS
Novembro 2019
Torres Novas já tem grupo USk
por USk Torres Novas


No passado dia 28 de setembro, tivemos o nosso 1.º Encontro, que decorreu em simultâneo com a atividade (a)Riscar o Património, no Museu Municipal Carlos Reis (Torres Novas).
Da participação, acreditamos que no futuro irá aumentar, pois do balanço feito, estando o USk Torres Novas no início da sua atividade, a surpresa da existência de um grupo em Torres Novas, foi grande, e constituirá um elo de ligação entre os seus elementos, e outros que se venham a juntar, e assim promover encontros frequentes. A vontade de continuar, vai sendo manifestada…
Assim, já no próximo dia 1 de novembro, iremos realizar o 2.º Encontro USk Torres Novas, que irá decorrer no Jardim das Rosas, entre o castelo e o Rio Almonda.
Pensados estão também, alguns encontros temáticos, e sempre com o objetivo de dar a conhecer o mundo do sketching, que nos une a todos.



https://www.facebook.com/USkTorresNovas/
75º Encontro ÉSk: (a)Riscar o Património no Museu de Estremoz
por Évora Sketchers




Os Évora Sketchers participam no (a) Riscar do Património desde a 1ª edição, em 2014. Realizamos um encontro por mês (excepto em Agosto) e, como este é o nosso primeiro encontro da “saison” e é um projecto de grande interesse, fazemos dele um dia especial. Nestes encontros procuramos sempre exaltar o nosso Alentejo e o que ele tem de melhor. É também uma forma de recebermos os amigos que muitas vezes se deslocam de outros locais. E, para nós, é uma forma de conhecermos melhor o nosso Património.
Este ano escolhemos o mercado de Estremoz na parte da manhã, que é um infinito mundo de cores e movimento: hortaliças, fruta, enchidos, animais, queijos, antiguidades… Na parte da tarde, estivemos no Museu Municipal de Estremoz Prof. Joaquim Vermelho que, desde a reconstituição de uma casa tradicional, passando pela arte popular, apresenta uma óptima colecção de bonecos de Estremoz do séc. XVIII aos nossos dias.
Foi mais um fantástico encontro ÉSk onde prevalece a informalidade, a amizade e o gosto pelo desenho e a partilha.



Desenhos publicados no nosso blogue:
https://evorasketchers.blogspot.com/search/label/Encontro%2075
(a)Riscar o Património no Vale Arqueológico do Côa

O  projecto (a)Riscar o Património (DGPC + USkP), em parceria com a Fundação Côa Parque, e a Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa, organizou nos dias 19 e 20 de Outubro, um sketchcrawl no Museu do Côa e nos sítios arqueológicos, onde se encontram as mais emblemáticas gravuras. Os participantes tiveram oportunidade de conhecer o Museu e o extraordinário conjunto de arte rupestre do Côa, classificada como Monumento Nacional em 1997 e inscrito na Lista de Património da Humanidade em 1998 pela UNESCO.
O encontro, que reuniu 26 desenhadores de Lisboa, de Coimbra e Leiria e do Porto, proporcionou momentos de descoberta, entusiasmo, convívio e partilha dos quais resultaram muitos trabalhos. Estes trabalhos serão posteriormente expostos no Museu do Côa e na Galeria Municipal de Vila Nova de Foz Côa.




(a)Riscar o Património apresentado na Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos  

No dia 4 de Novembro, às 19h00, o projecto (a)Riscar o Património será apresentado em conferência na Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos, sob o tema "Projecto (a)Riscar o Património, O registo gráfico como meio para a compreensão do Património". Esta é a maior associação nacional de defesa de património, e tem como objectivos contribuir para a conservação, protecção, divulgação e salvaguarda do património fortificado português, juntamente com as suas envolventes e sítios históricos.
O projecto (a)Riscar o Património, uma parceria entre a DGPC e os USkP, coordenado por Jorge Vila Nova e Margarida Donas Botto, tem como principal propósito dar a conhecer e alargar o conceito de património a outro tipo de interpretações e representações, associando-se ao desenho como forma de expressão espontânea e privilegiada.
“Felizes (a) Riscar o Património no Barreiro”
por USkBarreiro




Foi com agrado que fomos desafiados pelo DGPC e convidados depois pela CMB a estarmos presentes nas Jornadas Europeias do Património 2019 e assim participar pela primeira vez no (a) Riscar o Património, evento que já vai na sua 6ª edição.
Mais uma vez foi muito bom juntar um grupo de gente bem disposta, onde ao caminhar pelos passadiços que juntam os moinhos de vento e de maré, pudemos em conjunto conviver, trocar experiências, viver emoções e desenhar toda essa envolvência naquele espaço a que muitos carinhosamente chamaram de “Resort do Barreiro”.
Algumas das fotos do evento podem ser vistas no álbum (a) Riscar o Património no Barreiro em 2019
Um Bem Haja a todos,
Urban Sketchers Barreiro

Urban Sketchers expõem no Barreiro
por Henrique Vogado




A ideia e o convite surgiu, da parte do Município do Barreiro e logo se planificou a melhor forma de mostrar o trabalho dos Urban Sketchers em Portugal.
Sendo uma comunidade a nível nacional e com um historial de 10 anos, seria difícil abarcar tão grande património. Assim, a exposição foi idealizada para dar a conhecer os desenhos, os cadernos e apresentando a cidade anfitriã aos seus habitantes.
Ocupando o 1º Piso do Auditório Municipal Augusto Cabrita, a exposição resulta de diversos encontros no Barreiro, organizados pelos Urban Sketchers Barreiro, na galeria branca e desenhos da minha autoria sobre o Barreiro e as minhas travessias diárias de barco para Lisboa, na galeria amarela.
Os parabéns à equipa (Sofia Matos e Celeste Beirão) que coordenou a exposição e aos sketchers que participaram nos encontros. A Exposição irá decorrer até ao dia 10 de Novembro.
5º Encontro Internacional de Rua Torres Vedras
por André Baptista




Torres Vedras voltou a ser palco do Encontro Internacional de Desenho de Rua, com a sua quinta edição a decorrer entre 4 e 6 de outubro. “A Água e o Território” foi o tema do encontro, que contou com a participação de cerca de 180 desenhadores de rua. O encontro teve início no Centro de Educação Ambiental, onde além de participarem numa sessão de boas-vindas, os participantes ficaram a conhecer o trabalho desenvolvido na área do ambiente.
Foi também naquele espaço que Luís Miguel Frasco e Joel Venceslau apresentaram a primeira oficina do encontro. “O percurso da água” foi o exercício proposto pela dupla de formadores, que uniu o Castelo e a Praça do Município.
Depois da inauguração de várias exposições do Coletivo Brasil que também integram o “Arte ao Centro” – patentes na Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras -, os participantes foram recebidos por Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal, que sublinhou o papel da arte para a revitalização do centro histórico. Por sua vez, Ana Umbelino, vereadora da Cultura, destacou a importância do “Arte ao Centro” para a criação de "pontes" entre Portugal e o Brasil, a dinamização do espaço público e a valorização do património material e imaterial do Concelho.
Já no sábado, dia 5, o Auditório dos Paços do Concelho acolheu um conjunto de conferências onde os formadores deram a conhecer a sua relação com o desenho de observação e apresentaram os programas das oficinas que se seguiram. A manhã terminou com a apresentação de A Caricatura da Arquitetura 2, livro de desenho de Simon Taylor, ilustrador brasileiro.
Além de vários momentos culturais e de desenho livre, o encontro contou ainda com outras três oficinas de desenho de rua, orientadas por Joel Venceslau e Anabela Ferreira, na Foz do Sizandro, Teresa Ruivo e Fabiano Vianna, em Porto Novo, e Joaquim Espadaneira e Charo Suelves Marina, em A dos Cunhados. O encerramento ficou marcado pela atuação do coro Sons do Barro e pela prova de filhós da Pró-Memória, Associação Cultural e Etnológica de A dos Cunhados.
Foi desta forma que o 5º Encontro Internacional de Desenho de Rua cumpriu o objetivo de promover e valorizar o património cultural de Torres Vedras, através do intercâmbio entre desenhadores portugueses, brasileiros e espanhóis.
(Fonte: Município de Torres Vedras)
Entrevista a Leonor Lourenço
Associada nº 252
Profissão: Educadora de Infância
Local onde vives: Leiria

1. Como descobriste os urban sketchers?
Recordo-me de ter sabido da existência dos USKP num artigo de jornal e de ter pensado o quão maravilhoso e gratificante deveria ser participar num grupo assim, o quão prazeroso seria participar num grupo em que as pessoas se apoiavam e em vez de competir se complementavam.    Mais tarde vi um vídeo com o Eduardo Salaviza e fiquei tão fascinada, quanto certa, ao observar tanta beleza, de que o meu desejo seria impossível de ser realizado. Daí a eu gostar imenso de trazer para o Lesk-Leiria Sketchers, elementos que têm o mesmo sonho “impossível” e fazê-los crer que a caminhada é melhor do que a chegada.

2. Com que periodicidade desenhas?
Desenho todos os dias. Nem que seja apenas para exercitar um pouco, para satisfazer o “vício”. Tenho me apercebido que existe um grupo que é renitente em se “curar” e do qual faço parte, o que chamo de “obcessive compulsive sketchers”. E definitivamente não quero ser medicada.

3. Qual o teu local preferido para desenhar e porquê?
Em lugares onde mora o coração. Sítios em que o afeto é o elo principal. Gosto da natureza , do mar, mas também  me sinto muito bem, confinada entre quatro paredes a desenhar objetos na casa dos meus pais que me trazem memórias felizes da minha infância.

4. Quando decides acabar um desenho?
Depende do empenho e objetivo com que me propus e do tempo que tive para desenhar. Mas de uma forma geral, posso dizer que é quando atingo um grau de satisfação nesse momento que me tranquiliza.

5. Se pudesses escolher um local para um encontro de urban sketchers qual seria?
Recordo um país que me ficou na alma e que dadas as circunstâncias em que viajei, não me foi possível desenhar da forma como desejaria: a Escócia. Vi bosques tão encantatórios que adoraria lá voltar para desenhar. E, claro, com os urban sketchers seria a cereja em cima do bolo. E olhem que eu sou bem gulosa! ...



Leonor Lourenço desenhada por Nathalia Cavalcante
Colabora com a Agenda dos Sketchers
Estamos sempre à procura de histórias de encontros e actividades dos urban sketchers em Portugal. Se gostavas de ver a tua história aqui, pergunta-nos como podes fazer, enviando um email para uskp.regionais@gmail.com.
Torna-te associado dos USkP. Descobre como aqui.
Segue a página de Facebook dos USkP


World Sketching Tour

De novo na estrada o World Sketching Tour, projeto iniciado pelo Luís Simões em Março de 2012, desloca-se para África. Quem quiser ficar a conhecer as ultimas novidades do Bicycle & Sketch Tour in Africa pode ver este video no You Tube.

Encontros


De 30-10 a 03-11 | Cinema S.Jorge. Lisboa | OLHARES DO MEDITERRÂNEO | Olhares do Mediterrâneo/USkP
01-11 | Torres Novas | 2.º Encontro USk | USk Torres Novas
02-11 | Açores | 12º ENCONTRO DOS VADIOS AZORES SKETCHERS | VadiosAzoresSketchers
03-11 | Lisboa | LX CAPITAL VERDE EUROPEIA 2020 Estufa Fria/Eduardo VII | João Catarino | CML/USkP
16-11 | Lisboa | Encontro SOLIDÁRIO no Convento de Santa Teresa em Carnide | Isa Silva - USKP
23-11 | Açores | 55ºENCONTRO DE DIÁRIOS GRÁFICOS Observatório Afonso Chaves (IPMA) | USKPAçores
23-11 | Ourém | Riscar a Arquitectura | Delegação do Centro da Ordem dos Arquitetos

Formação


02-11 | Lisboa | O DESENHO E O LUGAR | Mário Linhares | Fund. Calouste Gulbenkian
02-11 | Lisboa | Oficinas de Diários Gráficos | João Catarino | Biblioteca Orlando Ribeiro
02-11 | Lisboa | ALFABETO LISBOETA [city ART makers] | José Louro | Columbano Bordalo Pinheiro
09-11 | Lisboa | Curso de Urbansketching | Pedro Loureiro | Academia de Pintura Parque das Nações
02-11 | Lisboa | Oficinas de Diários Gráficos | Pedro Alves | Biblioteca Orlando Ribeiro
09-11 | Lisboa | ALFABETO LISBOETA [city ART makers] | Mário Linhares | Daciano Costa
16-11 | Lisboa | Curso de Urbansketching | Pedro Loureiro | Academia de Pintura Parque das Nações
16-11 | Lisboa | O DESENHO E O LUGAR | Mário Linhares | Fund. Calouste Gulbenkian
23-11 | Lisboa | Curso de Urbansketching | Pedro Loureiro | Academia de Pintura Parque das Nações
23-11 | Lisboa | O DESENHO E O LUGAR | Mário Linhares | Fund. Calouste Gulbenkian
23-11 | Lisboa | Vamos desenhar com ... | Isabel Alegria | USkP e Museu do Carmo
23-11 | Lisboa | ALFABETO LISBOETA [city ART makers] | Ketta Linhares | Edicare
30-11 | Lisboa | Curso de Urbansketching | Pedro Loureiro | Academia de Pintura Parque das Nações
30-11 | Lisboa | O DESENHO E O LUGAR | Mário Linhares | Fund. Calouste Gulbenkian


Exposições


URBAN SKETCHERS-Exposição Colectiva
Resultado de 3 Encontros USk no Barreiro
Barreiro
Auditório Municipal Augusto Cabrita. Piso 1-Galerias Amarela e Branca
5 de Outubro a 10 de Novembro
Abertura: 5 de Novembro (18h)
Org. USkBarreiro e CMB


Exposição Itinerante "ANGOLA: MUXIMA, DESENHO E TEXTO"
(Integrada no Traço 19 - Festival de Desenho do Alentejo)

Centro de Ciência do Café, Campo Maior
19 de Outubro a 22 de Novembro de 2019
org. Centro de Ciência do Café e AIAR


De 26-10 a 31-12-2019 | Anadia | Sketchers à Solta no Museu | ASk e Museu José Luciano de Castro

De 02-11 a 17-11 | Centro Cultural - Paredes de Coura | Desenhos do Alto Minho. Sketching com História | CIM, USkP e USkPN
De 23-11 a 08-12 | Centro Interpretação Fernão Magalhães - Ponte da Barca | Desenhos do Alto Minho. Sketching com História | CIM, USkP e USkPN


Exposição (a)Riscar o Património em Ourém 
No dia 23 de Novembro será inaugurada na Galeria da Vila Medieval de Ourém mais uma exposição (a)Riscar o Património, com trabalhos referentes aos encontros nacionais que tiveram lugar em 2018.
Esta será mais uma, das mais de duas dezenas de mostras efectuadas desde 2014, que têm como objectivo dar a conhecer os trabalhos realizados, durante os encontros que são organizados todos os anos, em todo o país, no último fim-de-semana de Setembro, durante a celebração das Jornadas Europeias do Património.

Sem comentários: