Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Visita de estudo a Évora

Este ano a visita de estudo de Desenho do 1º Ano de Arquitectura do Técnico foi a Évora. Calhou-nos um tempo excelente.



Começamos no Convento do Bom Jesus de Valverde e terminamos na incontornável Praça do Giraldo, ao abrigo das suas acolhedoras arcadas.
Nesta derradeira jornada, à qual se associaram os Évora Sketchers, aprendemos com o Arq. Eduardo Miranda, da CM de Évora, que no troço das arcadas a seguir à Rua Nova (que corre paralelamente à Igreja de Santo Antão) terá havido aproveitamento de alguns dos derradeiros pilares do Aqueduto de Água da Prata, (Francisco Arruda, f. 1547). Ao Arq. Eduardo Miranda devemos ainda a chamada de atenção para estes prédios de apenas dois pisos que, sendo dos mais antigos do conjunto da rua coberta, parecem denunciar uma evolução onde, primeiro se construíram os arcos em frente aos prédios, depois ter-se-á construído uma divisão/ampliação do prédio adjacente e só posteriormente os edifícios se desenvolveram em altura até as actuais cérceas de 3 e 4 pisos.


Finalmente um Cutileiro, propondo, à sua maneira,  uma "évora deitada" perto de águas.


Sem comentários: