Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Terni


Não passámos muito tempo em Terni. Na verdade, foi apenas o ponto de ligação para a aldeia de Casteldilago. Apesar disso, aprendemos um pouco, ao ziguezaguear as estradas à boleia com o noivo e o pai da noiva.

Terno, na Úmbria, foi palco de um bombardeamento massivo pelos Aliados na 2ª Guerra Mundial. Aqui laborava uma grande parte da siderurgia Italiana, um alvo estratégico para os bombardeiros Aliados. No fim da guerra, não restava quase nada da cidade, que teve de ser reconstruida. Como resultado, alguns edifícios parecem fortemente influenciados pelo modernismo e pós-modernismo, pelo menos à volta da estação de caminho de ferro. Um par de bandeiras Italiana e Alemã ondulavam à porta da siderurgia reconstruida. Uma lembrança de que, mesmo no rescaldo da guerra e no seio de tumultos sociais traumáticos, alianças financeiras permanecem onde políticas se desmembram.

Onde as estradas rurais começam a negociar com montanhas e vales, a imponente Cascata delle Marmore revela-se. É a cascata artificial mais alta do mundo, e já existe desde a antiguidade clássica.

2 comentários:

Henrique Vogado disse...

Bela viagem que vamos saboreando pelos teus textos e desenhos!

Pedro Loureiro disse...

Obrigado Henrique :) Foi mesmo uma bela viagem