Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sábado, 6 de janeiro de 2018

Fim-de-semana no Alentejo_parte I


No passado fim-de-semana estive no Alentejo, mais precisamente em Barrancos. 
A primeira paragem (almoço) foi na Vila de Reguengos de Monsaraz, mas os desenhos só começaram a sair na vila amuralhada de Monsaraz. Há mais de 20 anos que lá não ia. Lembrava-me de pouco, apenas da paisagem de uma beleza esmagadora, que agora está diferente, devido ao lençol de água criado pela Barragem de Alqueva.  
Quando faço estas viagens acompanhado, tenho de adaptar o tipo de registo, recorrendo a desenhos muito rápidos e sintéticos, alguns deles em movimento. Alguns detalhes acabo por dar mais tarde, recorrendo à memória, sem me preocupar muito com a realidade. Material: caneta e caderno quadrado da tiger.
Ao entrar no recinto amuralhado, deparei-me com estes enquadramentos da "Porta da Vila" em arco ogival. No entanto o elemento que mais se destaca é o campanil do relógio.  

Viro as costas e começo a caminhar pela rua Direita, desenhada por um conjunto de casas térreas que se moldam à topografia do Lugar. Pequenas, depuradas e caiadas a branco,  lá vão elas repetindo-se pela rua fora. As chaminés marcam o ritmo, assumindo-se como uma das tipologias mais marcantes da identidade deste lugar. Não resisto olhar para trás, aproveito uma paragem da "restante comitiva" para fazer mais um desenho.


Após alguns passos, deparamo-nos com a Torre de Menagem. O desenho não saiu muito bem, mas isso não interessa. O momento ficou registado.



Ainda vamos a meio do percurso. Em breve partilharei mais desenhos deste agradável passeio desenhado.

1 comentário:

Rosário disse...

Estes estão muito bons e esperamos pelo resto da viagem!