Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blog só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sábado, 6 de janeiro de 2018

Fim-de-semana no Alentejo_parte I


No passado fim-de-semana estive no Alentejo, mais precisamente em Barrancos. 
A primeira paragem (almoço) foi na Vila de Reguengos de Monsaraz, mas os desenhos só começaram a sair na vila amuralhada de Monsaraz. Há mais de 20 anos que lá não ia. Lembrava-me de pouco, apenas da paisagem de uma beleza esmagadora, que agora está diferente, devido ao lençol de água criado pela Barragem de Alqueva.  
Quando faço estas viagens acompanhado, tenho de adaptar o tipo de registo, recorrendo a desenhos muito rápidos e sintéticos, alguns deles em movimento. Alguns detalhes acabo por dar mais tarde, recorrendo à memória, sem me preocupar muito com a realidade. Material: caneta e caderno quadrado da tiger.
Ao entrar no recinto amuralhado, deparei-me com estes enquadramentos da "Porta da Vila" em arco ogival. No entanto o elemento que mais se destaca é o campanil do relógio.  

Viro as costas e começo a caminhar pela rua Direita, desenhada por um conjunto de casas térreas que se moldam à topografia do Lugar. Pequenas, depuradas e caiadas a branco,  lá vão elas repetindo-se pela rua fora. As chaminés marcam o ritmo, assumindo-se como uma das tipologias mais marcantes da identidade deste lugar. Não resisto olhar para trás, aproveito uma paragem da "restante comitiva" para fazer mais um desenho.


Após alguns passos, deparamo-nos com a Torre de Menagem. O desenho não saiu muito bem, mas isso não interessa. O momento ficou registado.



Ainda vamos a meio do percurso. Em breve partilharei mais desenhos deste agradável passeio desenhado.

2 comentários:

amin mohammad disse...


Thanks for the nice blog shared good information if you want to know more about immigration process

PORTUGAL GOLDEN residence program
with the help of one of the best consultant for further details visit the site
PORTUGAL GOLDEN RESIDENCE VISA PROGRAM

with the help of one of the best consultant for further details visit the site

Rosário disse...

Estes estão muito bons e esperamos pelo resto da viagem!