Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Agenda dos Sketchers - Janeiro 2018

Editorial

Ano novo, novos desenhos! E novos logótipos!
Em entrevista, a Isa Silva, conta-nos como pensou o já oficial logótipo do Simpósio de Urban Sketchers de 2018 no Porto. O Henrique Vogado, à semelhança de Roque Gameiro, conta-nos as histórias de uma Lisboa a mudar de dia para dia.
O ano começa com poucas actividades, para todos terem oportunidade de recuperar da época festiva, mas à medida que os dias vão ficando maiores, as oportunidades para desenhar também aumentam.
Bons desenhos e um excelente ano novo!
A equipa da Agenda

AGENDA DOS SKETCHERS
Janeiro 2018

Concurso para o logótipo do Simpósio Urban Sketchers 2018 no Porto
Por Pedro Loureiro
Lançado em 7 de Novembro no blogue USkP, o concurso para o logótipo do Simpósio terminou em 30 de Novembro. O júri de sete, composto por membros dos USkP, dos USkP Norte (anfitriões do Simpósio) e dos USk internacionais, avaliou as propostas recebidas, de acordo com os critérios de criatividade, legibilidade, capacidade de reprodução, ampliação e redução. As 24 propostas foram reduzidas para três, numa primeira votação. Na segunda volta, com nova votação, estas foram distribuidas pelo pódio. O júri foi:
José Louro, Nelson Paciência e Teresa Ruivo dos USkP,
Pedro Alegria e Inês Gama dos USkP Norte e
Peggy Wong e Wiltfried Pathius dos USk internacionais
Os logótipos vencedores. 1º lugar - Isa Silva; 2º lugar - Anabela Ferreira; 3º lugar - Pedro Loureiro

Isa Silva ganhou o primeiro lugar, com uma proposta divertida e descontraída, bem no espírito do Simpósio de Urban Sketchers. A sua torre dos Clérigos inclina-se e espreita por cima do ombro os cadernos das centenas de sketchers que irão desenhar o Porto no próximo verão.
Lisboa que vai mudando
Por Henrique Vogado
Lisboa que vai mudando” começou com uma conversa com o Sr. José da mercearia onde habitualmente vou, perto do meu local de trabalho, na Rua de S. José em Lisboa. Ele disse-me que teriam de se mudar porque um investidor havia comprado aquele e outros edifícios da rua e o prazo de saída era até ao final deste ano. O edifício vai ser um hotel.
Depois da conversa, lembrei-me de uma conversa com o Lluisöt e a Maru Godassobre desenharem as lojas que fechavam em Barcelona. Decidi desenhar as lojas de bairro que existem/existiram de modo a ter um registo gráfico delas. Quando mostro os desenhos aos lojistas e lhes dou uma cópia, ficam emocionados e mais à-vontade, falam-me sobre eles e a apreensão sobre o futuro do bairro e dos moradores mais velhos. A mim, motiva-me ainda mais a desenhar, a ouvir e a partilhar estas histórias. Os meus desenhos ganham mais cor, espessura e neles fica um pedaço da história deste bairro de Lisboa.
Entrevista a Isa Silva
Isa é a associada nº 22 e é a grande vencedora do concurso para o logótipo do Simpósio de Urban Sketchers de 2018 no Porto!

Isa Silva vista por Rosário Félix, e o esboço do que viria a ser o logo vencedor

Como descreves o processo de criação do teu logótipo?
Tive a ideia mal li o regulamento. Veio à cabeça instantaneamente e foi inspirado em alguns desenhos de Urban Sketchers com quem convivo. Queria algo moderno, divertido, cheio de espírito USk e que ao mesmo tempo homenageasse a cidade anfitriã. Primeiro desenhei a lápis, depois digitalizei e desenhei no computador, no Illustrator. Levou uma hora a fazer. Até eu própria fiquei surpreendida em como correu tão bem.
Há quanto tempo desenhas?
Desde os 2 anos de idade. A minha mãe conta-me que para ficar quieta, dava-me papéis e canetas. Acrescenta que eu enchia as toalhas de papel dos restaurantes de desenhos.
Há quanto tempo és USk?
Desde Outubro de 2010.
O que/quem mais inspira os teus desenhos?
Em tudo que observo e em todos com quem desenho. Aprendo sempre em cada encontro e nunca estou satisfeita. Quero sempre aprender mais. A minha insatisfação faz-me evoluir. Graças aos USk (de quem tenho uma gratidão imensa porque não sabem o bem que me fazem), tenho perdido o medo de me aventurar em técnicas que sempre me deram um certo receio, tal como a aguarela.
O encontro USk mais marcante?
Uiii tantos mas talvez o primeiro, para desenhar a Rua Augusta em 2010. Foi aí que tudo começou.
Que materiais preferes usar?
Cadernos de vários formatos (e agora já uso os que eu própria faço porque aprendi a fazer encadernações), caneta preta 0.2 da Rotring e aguarelas da Winsor & Newton.
Queres colaborar com a Agenda dos Sketchers?
Estamos sempre à procura de histórias de encontros e actividades dos urban sketchers em Portugal. Se gostavas de ver a tua história aqui, pergunta-nos como podes fazer, enviando um email para uskp.regionais@gmail.com.

ACONTECE EM JANEIRO

Exposições

De 01-04-2017 a 30-04-2018 | Castro Verde | Castro Verde em desenhos | Vários autores | Évora Sketchers e USk Beja
Uma iniciativa conjunta de dois grupos de urban sketchers para trazer os seus desenhos às ruas de Castro Verde, até Abril de 2018.

Encontros

14-01 | Lisboa | Desenhar por desenhar | Teatro Taborda
27-01 | Lisboa | Palácio Foz | Foto & Sketchers 2''

Formação

06-01 | Lisboa | Alfabeto Lisboeta: nos limites | Mário Linhares | Senhor Roubado
13-01 | Lisboa | Alfabeto Lisboeta: nos limites | José Louro | Museu Nacional do Teatro
20-01 | Lisboa | Alfabeto Lisboeta: nos limites | Ketta Linhares | Fonte da Pipa
De 06-01 a 27-01 | Lisboa | Desenho de observação | João Rebolo
De 09-01 a 30-01 | Lisboa | Desenho de observação | João Rebolo

Desafio 84 - Família

O desenho mais comentado no desafio do mês de Dezembro é da autoria da Teresa Ruivo, que capturou belissimamente o seu espírito natalício em desenho e em texto.
Copyright © 2018 Urban Sketchers Portugal, Todos os direitos reservados

Sem comentários: